Ao vivo
Reconstituição do assassinato de Vitória será feita sem o suspeito, diz polícia
Reconstituição do assassinato de Vitória será feita sem o suspeito, diz polícia

Depay provoca, CBF responde: entenda a treta sobre subir na bola

Memphis Depay e Emiliano Díaz criticaram nova regra da CBF e entidade mencionou risco de lesão e impacto negativo ao esporte

Whatsapp telegram facebook twitter

          A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, neste domingo (6/4), uma nota oficial explicando os motivos da nova diretriz que prevê punição a jogadores que subirem na bola durante as partidas. A regra, que prevê cartão amarelo e tiro livre indireto, gerou repercussão após o atacante Memphis Depay realizar o gesto na final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Palmeiras.

          Segundo a CBF, a medida segue orientação da Conmebol. A entidade sul-americana enviou recentemente uma diretriz aos árbitros e assessores de competições continentais — como a Copa Libertadores e a Sul-Americana — determinando punição disciplinar ao ato, considerado conduta antidesportiva. O documento classifica o gesto como gerador de “impactos negativos ao esporte”, além de representar “risco de lesão” e “transtornos generalizados”.

          Veja as fotos

          Reprodução
          Holandês Memphis Depay, do Corinthians, em campoReprodução
          Reprodução
          Reprodução
          Sede da CBF (Divulgação)
          Sede da CBF (Divulgação)

          Memphis Depay criticou publicamente a medida em suas redes sociais. O jogador do Corinthians escreveu: “Então eu realmente vim para o Brasil para também experimentar o Joga Bonito em primeira mão, mas a CBF anunciou ontem que nenhum jogador pode ficar em pé na bola ou o jogador receberá um cartão amarelo, foi decidido depois que eu me equilibrei na bola por alguns segundos na última final do Campeonato Paulista.”

          O atacante ainda afirmou: “A alegria e a paixão na forma de nos expressarmos em campo não devem ser limitadas. Então eu realmente me pergunto como é a diretoria do CBF… Quem está decidindo o futuro deste lindo país no futebol?”.

          Depay também defendeu que as regras se concentrem em mudanças que tragam benefícios reais ao esporte. “Vamos nos focar em regras que podem melhorar o esporte e nos concentrar no lado comercial do futebol, o que beneficia os clubes, os fãs e os jogadores, ao invés desses anúncios bobos”, concluiu.

          O gesto do atacante holandês, ocorrido aos 44 minutos do segundo tempo, próximo à bandeirinha de escanteio, terminou com um lateral para o Corinthians, mas gerou confusão com jogadores do Palmeiras.

          Após a repercussão, o auxiliar-técnico do Vasco, Emiliano Díaz, também se manifestou contrariamente à nova orientação após a vitória sobre o Vasco pelo Brasileirão. “É complicado falar disso, porque teria que mentir, e não gosto de mentir. São regras que temos que cumprir. Nós não concordamos, mas respeitamos. Faz parte das brincadeiras do futebol, não podemos fazer nada”, frisou.

          A prática não é inédita no Brasil. Em 2023, Yeferson Soteldo, então no Santos, também subiu na bola durante partida contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro, o que gerou desconforto com os adversários.

          Além da nota, a CBF anexou vídeos de partidas do Campeonato Colombiano e da Seleção Sub-17 para exemplificar lances semelhantes ao de Memphis. A entidade não mencionou o nome do jogador diretamente, mas manteve a recomendação vigente para as competições nacionais.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter