Dorival explica ausência de Endrick e detalha conversa com Ancelotti sobre o atacante
Treinador justificou escolha tática e destacou evolução do jovem jogador no futebol europeu

O técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, esclareceu, na última segunda-feira (24/3), os motivos para Endrick ainda não ter recebido oportunidades em campo nesta Data Fifa. Durante entrevista coletiva que antecede o duelo contra a Argentina, o treinador explicou a ausência do atacante e revelou detalhes de uma conversa com Carlo Ancelotti sobre o jovem atleta do Real Madrid.
Segundo Dorival, a decisão de não convocar inicialmente o ex-Palmeiras esteve ligada à baixa minutagem do jogador na Espanha. No entanto, com a lesão de Neymar, Endrick foi chamado, mas não entrou na vitória por 2 a 1 contra a Colômbia, na última quinta-feira (20/3). “No momento da convocação, é aquilo que nós falamos: de repente, um atleta ou outro não teve minutagem tão alta em suas equipes”, afirmou o treinador.
Veja as fotos
Mesmo sem oportunidades imediatas, Dorival garantiu que Endrick está nos planos da seleção e destacou a evolução do atacante. “Ele vem sendo acompanhado, e muito. Nessa última viagem (à Europa), eu tive uma conversa de umas duas horas e meia com o Ancelotti. Falamos sobre muitos assuntos, mas, principalmente, sobre o momento que o Endrick vem vivendo”, revelou.
Planejamento para o futuro
O treinador enfatizou que Endrick tem se desenvolvido bem e que seu trabalho no Palmeiras contribuiu para essa evolução. “Ele vem tendo uma evolução muito grande em relação há um ano do que conhecemos. O trabalho no Palmeiras foi muito bem feito e realizado, e o Endrick agora está muito mais maduro”, analisou Dorival.
A ideia do comandante da seleção é inserir o atacante quando a equipe conseguir controlar melhor a posse de bola. “Precisamos ter um pouco mais de posse de bola com a nossa equipe, valorizar mais essa posse. Por isso, usei as características do João Pedro e do Matheus Cunha, que nos dão essa condição de valorizar, rodar o lado do campo, fazer com que nossos jogadores, com as qualidades que temos, com as individualidades, possamos tirar algum proveito”, explicou.
Dorival também apontou a necessidade de equilíbrio na equipe antes de utilizar melhor as qualidades do jovem atacante. “Mas, a partir do momento em que tenhamos um equilíbrio e uma regularidade maiores, a gente possa tirar mais proveito do Endrick e da qualidade que ele possui”, completou.
Escalação para o clássico
Para o confronto contra a Argentina, Endrick deve permanecer no banco de reservas. A seleção brasileira deve entrar em campo com Bento; Wesley, Marquinhos, Murillo e Guilherme Arana; André, Joelinton e Raphinha; Vinicius Jr., Rodrygo e Matheus Cunha.
O clássico sul-americano acontece nesta terça-feira (25), às 21h (de Brasília), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.