Em meio a final do Carioca, Joel Santana será homenageado na Calçada da Fama do Maracanã
Treinador é o segundo maior campeão carioca, atrás apenas de Flávio Costa
O Campeonato Carioca terá a primeira partida da final disputada na véspera do domingo de Páscoa. Dois dias depois, na segunda-feira (1º/4), Joel Santana será imortalizado na Calçada da Fama do Maracanã por seu destaque como treinador no futebol do Rio de Janeiro, sendo o único a conseguir conquistar a taça do Estadual por todos os quatro grandes.
Conhecido como “Papai Joel”, o treinador é um dos maiores ícones do futebol carioca, onde é o segundo maior campeão estadual, com sete títulos, além do grande feito de ser querido no Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco – fato raro para qualquer profissional -.
Papai Joel imortalizado
A iniciativa é da Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro) e tem como objetivo homenagear o treinador por sua história no futebol:
“Joel é um personagem importantíssimo do futebol carioca e brasileiro. Se nosso esporte tem a história que tem, deve boa parte a ele”, elogiou Renato de Paula, presidente da Suderj.
Entre os títulos do Carioca de Joel Santana como treinador, está o bicampeonato do Vasco, em 1992 e 1993, que abriu o caminho para o primeiro tri do Cruzmaltino em 1994 (já sem Joel). Em 1995, comandou o Fluminense, que derrotou na final o Flamengo do “melhor ataque do mundo” com Romário e companhia. No Flamengo, conquistou a taça em 1996 e 2008 e já no Botafogo, foi comandante dos títulos de 1997 e 2010.
Além disso, como jogador, Joel Santana também ergueu o troféu do Carioca com a camisa do Vasco, em 1970. Seus maiores títulos vieram quando esteve no time de São Januário, tanto como jogador, quando conquistou o Campeonato Brasileiro em 1974, como treinador, onde voltou a conquistar o título, em 2000, mesmo ano em que conquistou a Copa Mercosul.
Carreira além do Rio
Carismático e emblemático, Joel Santana, ao lado de sua famosa prancheta, rodou o mundo e treinou diversos clubes, do Brasil, passando pela África, Oriente Médio e até mesmo do outro lado do globo, no Japão.
Além dos títulos conquistados pelos quatro grandes do Rio de Janeiro, Joel Santana conquistou o Campeonato Baiano pelos dois maiores clubes do estado, o Vitória e o Bahia. Treinou também diversos times do alto escalão do futebol brasileiro, como Internacional, Cruzeiro e o Corinthians.
Fora do Brasil, Papai Joel se aventurou ao comandar a seleção da África do Sul, disputando a Copa das Confederações de 2009 com os “Bafana-Bafana”. O treinador também deu uma volta no Oriente Médio, chegando a treinar o Al-Hilal, da Árabia Saudita, atual time de Neymar.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.