Federação Cearense contesta punição ao Sport e quer expulsão do clube da Copa do Nordeste
Instituição não concordou só com a perda de mando de campo do clube
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) condenou o Sport pelo atentado de torcedores ao ônibus do Fortaleza, mas a decisão não agradou a nenhum dos lados. Enquanto o Sport pede para que a punição seja retirada, a Federação Cearense de Futebol (FCF) não gostou da decisão e prometeu recorrer da decisão, exigindo a expulsão do clube pernambucano da Copa do Nordeste.
A possiblidade chegou a ser levantada por Washington Oliveira, um dos auditores no julgamento, realizado pela Segunda Comissão Disciplinar do STJD. Foi usado como base o artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punições para desordens em casos de se “impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma”. Nenhum dos outros auditores acatou a decisão, que não foi colocada em pauta.
Por unanimidade, a Segunda Comissão Disciplinar do STJD condenou o Sport, baseado no artigo 213 do CBJD, a atuar por oito jogos com portões fechados, além de perder a carga de ingressos visitantes durante esse período e ainda uma multa de R$ 80 mil. A decisão é em primeira instância e cabe recurso, sendo que além da FCF, o próprio clube pernambucano já declarou que vai recorrer.
Federação quer mais
A instituição que representa o futebol cearense informou a decisão de pedir uma punição mais rigorosa ao Sport, levantando até a possibilidade de os jogos do clube não serem realizados em Pernambuco por falta de segurança – o atentado ao Fortaleza aconteceu em Recife, capital do estado -.
“Aproveitamos para parabenizar a atuação corajosa do Tribunal por ter enfrentado o assunto e entender que a Lei Geral do Esporte determina que o clube mandante tem responsabilidade com a segurança do clube visitante, do trajeto de chegada a saída do clube da cidade, criando um precedente importante que segue o entendimento da Conmebol e da FIFA”, declarou a federação em nota.
Sport rebate
O portal LeoDias entrou em contato com a assessoria do Sport, que repudiou a declaração da Federação Cearense: “Já aconteceu o julgamento e essa insanidade nem entrou na pauta”, se pronunciou o clube.
Em vídeo divulgado após decisão do STJD, o presidente do clube pernambucano declarou que o “Sport não aceita essa punição”, acrescentando ainda que o clube “não se considera responsável” pelo atentado cometido por torcedores e ainda detonou a falta de punição no âmbito criminal: “os verdadeiros criminosos estão rindo”.
Em contato com a assessoria do Fortaleza sobre o caso, o clube decidiu não se pronunciar por enquanto. Anteriormente, Marcelo Paz, CEO do Leão do Pici, declarou que as punições em casos como esse deveriam ser individualizadas aos criminosos que cometeram o vandalismo.
Até o momento, não houve prisões, mas de acordo com o chefe da Polícia Civil, Renato Rocha, a investigação já identificou alguns suspeitos de cometerem o atentado. Um meliante se apresentou na delegacia e confessou o crime, sendo liberado em seguida, podendo responder ao inquérito em liberdade.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.