Ao vivo
Gato Preto expõe momento íntimo com Bia Miranda e revolta internautas Advogada de Deolane, Adélia emite nota após acusação de associação criminosa Lore Improta relembra términos com Léo Santana: “Triste, desafiador e angustiante” Veja gráfico dos investigadores que aponta mãe de Deolane envolvida com o tráfico
Gato Preto expõe momento íntimo com Bia Miranda e revolta internautas Advogada de Deolane, Adélia emite nota após acusação de associação criminosa Lore Improta relembra términos com Léo Santana: “Triste, desafiador e angustiante” Veja gráfico dos investigadores que aponta mãe de Deolane envolvida com o tráfico

Brasil leva vantagem sobre os ingleses em Mundiais. Relembre!

Apenas clubes do eixo Rio-SP duelaram contra times ingleses no Mundial de Clubes, vencendo por quatro vezes

Chegou o grande dia para Fluminense e Manchester City, com um dos dois deixando a Arábia Saudita nesta sexta (21/12) com a taça de campeão mundial. Esta será a oitava vez que brasileiros e ingleses se enfrentarão no Mundial de Clubes, a sétima em finais, com destaque para o futebol tupiniquim, que venceu por quatro vezes, além de somar também mais gols marcados.

A Inglaterra é o país europeu com mais times que conquistaram a Liga dos Campeões (seis), bem como o Brasil também tem a lista mais extensa de times que faturaram a Libertadores (onze), sendo Manchester City e Fluminense campeões inéditos em 2023.

Agora, depois de vitórias convincentes nas semifinais, teremos o aguardado duelo entre o Dinizismo e Guardiola. Mas antes, o portal LeoDias relembra todos os duelos Brasil x Inglaterra no Mundial.

Flamengo x Liverpool, o duelo histórico

A primeira vez que um brasileiro enfrentou um inglês no Mundial de Clubes foi quando o torneio ainda se chamava Intercontinental e era disputado em jogo único no Japão, lá no longínquo ano de 1981.

Com uma das melhores equipes da história, o rubro-negro deu um verdadeiro baile nos campeões europeus, comandado por Zico, que articulou a jogada dos três gols, dois deles do atacante Nunes e um de Adílio – todos ainda no primeiro tempo -.

Depois de 38 anos, o destino decidiu reunir novamente os dois rivais em uma final de Mundial, agora já no torneio chancelado pela FIFA. Liverpool e Flamengo passaram pelas semifinais e, na final, fizeram um grande jogo, com o time brasileiro fazendo um jogo digno de um grande campeão, como foi em 2019, mas infelizmente, foi dos pés do brasileiro Firmino, na prorrogação, que saiu o tento misericordioso, que garantiu a revanche inglesa e o título do Liverpool.

Palmeiras, o azarado

O Palmeiras é tricampeão da América, e, junto ao São Paulo, o time brasileiro que mais chegou em finais da Libertadores, mas para o azar do torcedor palestrino, o meme do “Não tem Mundial” não morre, sendo os times ingleses os principais algozes do Verdão.

Em 1999, em um dos melhores jogos de brasileiros contra europeus, o Palmeiras comandou as ações contra o timaço do Manchester United, que contava com craques como David Beckham, mas não conseguiu marcar e contou com a infelicidade do goleiro Marcos, grande ídolo da equipe, que falhou em um cruzamento de Giggs, deixando a bola para Keane só escorar para o gol, já aos 35 minutos da etapa final.

Passados 22 anos, o Verdão voltou a uma final de Mundial, novamente contra um inglês, o Chelsea. O time comandado por Abel Ferreira vendeu caro a derrota, mesmo com todo o favoritismo do time inglês.

O jogo foi no Bin Zahed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Já no segundo tempo, Lukaku marcou para os ingleses, mas Raphael Veiga, de pênalti, deixou tudo igual. O jogo foi para a prorrogação e … que maldade! Afinal, o Chelsea teve um pênalti a seu favor aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação. Havertz definiu o 2 a 1.

Vitórias brasileiras!

Se o Palmeiras não conseguiu superar o Chelsea, o arquirrival Corinthians conseguiu, nove anos antes. Com uma partida apoteótica do goleiro Cássio, na final realizada em Yokohama, o Timão venceu com um gol sofrido do atacante Guerrero, ainda no primeiro tempo, garantindo o que seria a última taça mundial de um sul-americano.

Antes do Timão, outro paulista conseguiu superar um inglês. O Liverpool, conhecido na época por sua defesa intransponível, com uma sequência invejável de vitórias, parou no chute do volante Mineiro, que marcou o gol da vitória por 1 a 0. Novamente, o goleiro foi o grande destaque, sendo Rogério Ceni escolhido o melhor da final e da competição, após parar o estrelado ataque dos Red Devils.

O único brasileiro que passou por um inglês sem ser em uma final, foi o Vasco, no ano de 2000. Naquela época, a FIFA decidiu iniciar o torneio Mundial em uma competição disputada com fase de grupos, onde o Cruzmaltino enfrentou o Manchester United e trucidou os ingleses, cerca de um mês após eles ganharem do Palmeiras, em Tóquio.

Desafetos, Romário e Edmundo deram show nesta partida, com o Baixinho marcando duas vezes e o Animal marcando em um golaço, com uma finta linda sobre o zagueiro Silvestre, do Manchester United. Nicky Butt diminuiu para os ingleses.
 

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.