Brasil leva vantagem sobre os ingleses em Mundiais. Relembre!
Apenas clubes do eixo Rio-SP duelaram contra times ingleses no Mundial de Clubes, vencendo por quatro vezes
Chegou o grande dia para Fluminense e Manchester City, com um dos dois deixando a Arábia Saudita nesta sexta (21/12) com a taça de campeão mundial. Esta será a oitava vez que brasileiros e ingleses se enfrentarão no Mundial de Clubes, a sétima em finais, com destaque para o futebol tupiniquim, que venceu por quatro vezes, além de somar também mais gols marcados.
A Inglaterra é o país europeu com mais times que conquistaram a Liga dos Campeões (seis), bem como o Brasil também tem a lista mais extensa de times que faturaram a Libertadores (onze), sendo Manchester City e Fluminense campeões inéditos em 2023.
Agora, depois de vitórias convincentes nas semifinais, teremos o aguardado duelo entre o Dinizismo e Guardiola. Mas antes, o portal LeoDias relembra todos os duelos Brasil x Inglaterra no Mundial.
Flamengo x Liverpool, o duelo histórico
A primeira vez que um brasileiro enfrentou um inglês no Mundial de Clubes foi quando o torneio ainda se chamava Intercontinental e era disputado em jogo único no Japão, lá no longínquo ano de 1981.
Com uma das melhores equipes da história, o rubro-negro deu um verdadeiro baile nos campeões europeus, comandado por Zico, que articulou a jogada dos três gols, dois deles do atacante Nunes e um de Adílio – todos ainda no primeiro tempo -.
Depois de 38 anos, o destino decidiu reunir novamente os dois rivais em uma final de Mundial, agora já no torneio chancelado pela FIFA. Liverpool e Flamengo passaram pelas semifinais e, na final, fizeram um grande jogo, com o time brasileiro fazendo um jogo digno de um grande campeão, como foi em 2019, mas infelizmente, foi dos pés do brasileiro Firmino, na prorrogação, que saiu o tento misericordioso, que garantiu a revanche inglesa e o título do Liverpool.
Palmeiras, o azarado
O Palmeiras é tricampeão da América, e, junto ao São Paulo, o time brasileiro que mais chegou em finais da Libertadores, mas para o azar do torcedor palestrino, o meme do “Não tem Mundial” não morre, sendo os times ingleses os principais algozes do Verdão.
Em 1999, em um dos melhores jogos de brasileiros contra europeus, o Palmeiras comandou as ações contra o timaço do Manchester United, que contava com craques como David Beckham, mas não conseguiu marcar e contou com a infelicidade do goleiro Marcos, grande ídolo da equipe, que falhou em um cruzamento de Giggs, deixando a bola para Keane só escorar para o gol, já aos 35 minutos da etapa final.
Passados 22 anos, o Verdão voltou a uma final de Mundial, novamente contra um inglês, o Chelsea. O time comandado por Abel Ferreira vendeu caro a derrota, mesmo com todo o favoritismo do time inglês.
O jogo foi no Bin Zahed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Já no segundo tempo, Lukaku marcou para os ingleses, mas Raphael Veiga, de pênalti, deixou tudo igual. O jogo foi para a prorrogação e … que maldade! Afinal, o Chelsea teve um pênalti a seu favor aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação. Havertz definiu o 2 a 1.
Vitórias brasileiras!
Se o Palmeiras não conseguiu superar o Chelsea, o arquirrival Corinthians conseguiu, nove anos antes. Com uma partida apoteótica do goleiro Cássio, na final realizada em Yokohama, o Timão venceu com um gol sofrido do atacante Guerrero, ainda no primeiro tempo, garantindo o que seria a última taça mundial de um sul-americano.
Antes do Timão, outro paulista conseguiu superar um inglês. O Liverpool, conhecido na época por sua defesa intransponível, com uma sequência invejável de vitórias, parou no chute do volante Mineiro, que marcou o gol da vitória por 1 a 0. Novamente, o goleiro foi o grande destaque, sendo Rogério Ceni escolhido o melhor da final e da competição, após parar o estrelado ataque dos Red Devils.
O único brasileiro que passou por um inglês sem ser em uma final, foi o Vasco, no ano de 2000. Naquela época, a FIFA decidiu iniciar o torneio Mundial em uma competição disputada com fase de grupos, onde o Cruzmaltino enfrentou o Manchester United e trucidou os ingleses, cerca de um mês após eles ganharem do Palmeiras, em Tóquio.
Desafetos, Romário e Edmundo deram show nesta partida, com o Baixinho marcando duas vezes e o Animal marcando em um golaço, com uma finta linda sobre o zagueiro Silvestre, do Manchester United. Nicky Butt diminuiu para os ingleses.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.