Ao vivo
Novela Mania de Você: Viola descobre o grande segredo de Mavi Adivinha qual palavra Boninho registrou e teve que devolver a Globo após demissão Pensões atrasadas do ex-goleiro Bruno para o filho de Eliza podem chegar a R$ 5 milhões
Novela Mania de Você: Viola descobre o grande segredo de Mavi Adivinha qual palavra Boninho registrou e teve que devolver a Globo após demissão Pensões atrasadas do ex-goleiro Bruno para o filho de Eliza podem chegar a R$ 5 milhões
Exclusivo

Gestor do Maracanã, Flamengo se exime de culpa por briga; CBF pode ser punida na FIFA

O rubro-negro administra o estádio junto ao Fluminense, mas a CBF foi responsável pela logística contra a Argentina

A briga entre torcedores argentinos e brasileiros na arquibancada do Maracanã nesta terça-feira (21/11) segue rendendo bastante. Em um jogo de pingue-pongue, tanto a CBF, organizadora do evento, quanto a PMERJ, estão se eximindo da culpa e até Flamengo e Fluminense foram citados como possíveis responsáveis pela logística de segurança que falhou.

 

De acordo com a FIFA, o responsável legal pela organização da partida é a CBF, ou seja, qualquer problema cai na conta da entidade, que deverá responder a um processo disciplinar.

 

Pingue-pongue de culpados

 

Na madrugada desta quarta- (22/11), a CBF se pronunciou oficialmente em nota, onde alegou que “foi cumprido rigorosamente o plano de ação, de segurança e operação da partida” e deixou claro que a PM do Rio de Janeiro estava ciente de todo o esquema de segurança:

 

“Todo o plano de ação e de segurança foi elaborado e dimensionado já considerando a classificação do jogo como vermelha e com a presença de torcida mista, tanto que atuaram na segurança da partida 1050 vigilantes privados e mais de 700 policiais militares da Polícia Militar RJ”.

 

Um dos fatores preponderantes para que a briga acontecesse foi a não divisão entre argentinos e brasileiros, o que a PM do Rio de Janeiro fez questão de salientar em nota: “Não havia divisão entre torcidas nos setores do Estádio do Maracanã, por conta da venda de ingressos sem diferença entre as torcidas, o que foi definido pela organização do evento”.

 

Fla-Flu na mira?

 

Já o Consórcio Maracanã, responsável pela gestão temporária do estádio, não se pronunciou oficialmente, mas alegou que a não divisão entre torcidas é algo normal em partidas de seleções, e quem é responsável pela organização é a CBF.

 

Flamengo e Fluminense são os administradores, mas também não se pronunciaram sobre o assunto, já que a CBF é a responsável legal. No intervalo do confronto entre Brasil e Argentina, o repórter da Globo Eric Faria trouxe a informação de que a CBF alegou ter apenas alugado o estádio, levantando o questionamento sobre a dupla Fla-Flu também.

 

O portal LeoDias buscou a assessoria do Flamengo, que declarou não ter conhecimento sobre a participação de dirigentes na logística de segurança da partida. A nota da CBF também não cita a participação de representantes do clube em reuniões com a Polícia Militar do Rio de Janeiro.

 

Buscamos a assessoria da CBF, que confirmou a versão de Eric Faria, afirmando que a entidade contratou o Consórcio Maracanã para operar o jogo “porque eles fazem isso duas vezes por semana, quando não três”, salientando que o Consórcio Maracanã sempre faz a operação dos jogos.

 

CBF pode ser punida

 

A entidade máxima do futebol brasileiro é, aos olhos da FIFA, a responsável por qualquer problema que aconteça em jogos de seleções em competições oficiais, por isso será aberto um processo disciplinar para apurar a briga, podendo a CBF ser punida.

 

A FIFA, que é responsável pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, instaura o procedimento após receber o relatório do delegado da partida. Episódios desse tipo podem resultar em multa ou fechamento parcial ou total de um estádio. 

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.