Guerra na F1: FIA abre inquérito contra chefão da Mercedes e sua esposa
Chefe da equipe alemã é acusado de conflito de interesses por conta de sua cônjuge
A temporada de 2023 na Fórmula 1 acabou nas pistas, mas parece não ter terminado nos bastidores, que seguem acirrados. A competição da vez é entre a Mercedes e a FIA, que acusa o chefe da equipe, Toto Wolff, de um possível conflito de interesse envolvendo sua esposa, Susie, diretora administrativa da F1 Academy.
O movimento acontece após uma longa exigência de outras equipes do grid da Fórmula 1, acusando o chefe da Mercedes e sua esposa de terem acessos a informações privilegiadas, o que poderia, portanto, ser visto como um conflito de interesses.
As acusações dão conta de que Toto Wolff estaria conseguindo acesso a documentos e informações confidenciais sobre as atividades da FOM (Formula One Group), a responsável pelo campeonato de automobilismo, o que os chefes de equipe rivais não têm. Ao mesmo tempo, Susie estaria bem informada sobre as discussões dos diretores de equipe, que podem ser úteis à FOM.
FIA pressionada
A entidade máxima do automobilismo, a FIA, está de mãos atadas, sendo cobrada pelos chefes de equipe para abrir a ação, assim o presidente Ben Sulayem pediu ao Departamento de Compliance da FIA para investigar a situação
Em declaração, a federação se pronunciou: “A FIA está ciente da especulação da mídia centrada na alegação de que informações de natureza confidencial foram passadas a um diretor de equipe de F1 por um membro do pessoal da FOM. O Departamento de Conformidade da FIA está investigando o assunto”.
Mercedes contra-ataca
Nesta terça-feira (5/12), a Mercedes se pronunciou no que chamou “declaração genérica da FIA”. A equipe defendeu Toto e ainda criticou a cobertura do caso: “Rejeitamos totalmente a alegação na declaração e na cobertura mediática associada, que colide indevidamente com a integridade e conformidade do nosso Chefe de Equipe [Toto Wolff]”.
A equipe também deixou claro não ter recebido ainda a confirmação da ação. “A equipe não recebeu nenhuma comunicação do Departamento de Conformidade da FIA sobre este assunto e foi altamente surpreendente tomar conhecimento da investigação através de um comunicado à mídia”, diz a nota.
Já Susie Wolff se manifestou se dizendo insultada, além de apontar misognia dos acusados. A ex-pilota disse que segue inabalável no seu compromisso de “quebrar barreiras”.
Leia a nota completa da Mercedes
Notamos a declaração genérica da FIA esta noite, que responde a alegações infundadas de um único meio de comunicação, e o briefing não oficial que a vinculou ao chefe da equipe da Mercedes-AMG F1.
A equipe não recebeu nenhuma comunicação do Departamento de Conformidade da FIA sobre este assunto e foi altamente surpreendente tomar conhecimento da investigação através de um comunicado à mídia.
Rejeitamos totalmente a alegação na declaração e na cobertura mediática associada, que colide indevidamente com a integridade e conformidade do nosso Chefe de Equipe.
Naturalmente, solicitamos correspondência completa, rápida e transparente do Departamento de Conformidade da FIA sobre esta investigação e seu conteúdo.
Leia a nota de Susie Wolff
“Estou profundamente insultada, mas infelizmente não estou surpresa com as alegações públicas que foram feitas esta noite. É desanimador que a minha integridade seja posta em causa desta forma, especialmente quando parece estar enraizada num comportamento intimidatório e misógino, e centrada no meu estado civil e não nas minhas capacidades.”
“Ao longo da minha carreira no automobilismo, encontrei e superei inúmeros obstáculos e me recuso a permitir que essas alegações infundadas ofusquem minha dedicação e paixão pela F1 Academy. Como mulher neste desporto, enfrentei a minha quota-parte de desafios, mas o meu compromisso em quebrar barreiras e preparar o caminho para o sucesso das gerações futuras permanece inabalável.”
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.