Performance ou estética: por que jogadores usam manga longa em um só braço?
Neymar, Raphael Veiga, Cuiabano e Wesley são alguns dos adeptos do "manguito" no futebol brasileiro

Chuteiras coloridas, cortes de cabelo diferenciados e looks chamativos: a vaidade dos jogadores já faz parte do jogo, seja dentro e fora de campo. Nos últimos meses, mais um item ganhou o coração — e os uniformes — dos atletas. Trata-se do manguito! No entanto, há ainda um ponto de destaque extra, isso porque muitos deles utilizam o acessório apenas em um dos braços.
O modelo convencional, utilizado em ambos os lados, serve como segunda pele, como uma camisa de manga longa, mas sem a necessidade utilizar o adereço completo por baixo do uniforme. É o caso de Neymar Jr, Raphael Veiga, Cuiabano, Wesley e outros jogadores.
Veja as fotos
Leia Também
Mas, afinal, o que leva tantos jogadores a adotar esse acessório — e em um só braço? Trata-se de estética ou há benefícios? De acordo com sites de fabricantes e vendedores, os manguitos oferecem diversos benefícios, como:
- Conforto térmico;
- Manutenção da temperatura corporal (termorregulação);
- Camada de proteção extra contra agentes externos;
- Compressão muscular;
- Absorção de umidade.
Com uma extensa lista de ganhos, esses itens são muito buscados por corredores, ciclistas, jogadores de vôlei e outros esportistas, principalmente àqueles que praticam em ambientes externos. Na maioria das vezes, o uso segue abrangendo ambos os braços, ao contrário dos jogadores de futebol. Ou seja, a exclusividade dos futebolistas segue sem explicação.
A boa notícia é que Raphael Veiga já explicou o uso do manguito publicamente. O acessório passou a integrar o look do jogador do Palmeiras em 2021 para proteger em que realizava uma remoção de tatuagem: “Como ao longo desse processo não posso tomar Sol no local, eu optei por usar o acessório nos jogos. Durante a noite tem a questão da luz do estádio, que é muito forte e poderia manchar a pele, então optei por jogar com ele à noite também”, disse ao GQ Esporte Clube.
A manga longa, porém, conquistou o espaço no coração do meio-campista, e ele seguiu utilizando-a mesmo sem a questão de saúde da pele. Muito por conta da superstição, já que teria observado uma melhora na performance após a chegada do equipamento: “Depois que eu comecei a usar, vi que meus números aumentaram. Não sou um cara supersticioso, não acredito que seja pelo manguito em si, mas já que está dando certo, vou continuar usando”. Além disso, Veiga passou a considerá-la uma espécie de marca registrada.
No caso de Neymar e Wesley as tatuagens não devem ser a razão principal. Apesar de ambos terem os dois braços tatuados, utilizam o acessório em apenas um deles. Já Cuiabano é o inverso: não tem tatuagem em nenhum dos braços, mas também faz uso do manguito. Os jogadores foram procurados pela equipe do portal, mas ainda não responderam.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.