“Roi du Football”: como franceses ajudaram Pelé a se popularizar como Rei
Apelido do craque foi dado por jornalista brasileiro, mas popularizado na França
O nome de Pelé foi incluído no dicionário como sinônimo de excepcional e, entre os vários nomes que Edson recebeu ao longo da vida, o de Rei do Futebol o acompanhou por muito tempo e poderia até ter sido colocado em sua identidade. Sem família monarca, o seu reinado foi-lhe dado pelos populares por sua genialidade e segue mesmo após a sua partida. Como esse apelido ficou tão popular? O portal LeoDias relembra.
O primeiro a chamar Pelé de Rei foi o famoso jornalista Nelson Rodrigues, antes mesmo dele ser o gênio tricampeão do Mundo pela Seleção Brasileira. Em 8 de março de 1958, a crônica “A Realeza de Pelé” publicada na revista Manchete Esportiva, relatava a excepcionalidade do jovem de apenas 17 anos, que marcou quatro dos 5 gols que o Santos fez sobre o América-RJ.
“Dir-se-ia um rei, não sei se Lear, se imperador Jones, se etíope. Racialmente perfeito, do seu peito parecem pender mantos invisíveis. Em suma: ponham-no em qualquer rancho e a sua majestade dinástica há de ofuscar toda a corte em derredor. O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma”, escreveu.
Roi du Football
Pouco tempo depois, Pelé destruiria a Seleção Francesa em uma exibição de gala na semifinal da Copa do Mundo, uma vitória por 5 a 2, com três gols do craque. A partir daí, os franceses passaram a idolatrar e popularizar o apelido do Roi du Football (Rei do Futebol, na tradução para o português).
“Desde o início da minha carreira, que eu tenho grandes homenagens aqui [na França]. Primeiro, foi depois da Copa do Mundo [de 1958], que foi o apelido de Rei Pelé. Passado algum tempo, veio o “/Atleta do Século”/. E viva o Brasil, que o francês gosta tanto da gente. Então esse é o meu carinho pelo povo francês”, chegou a dizer Pelé, ao relembrar a popularidade dada pelo povo ao seu apelido.
A justiça dada a alcunha se vê mundo a fora. “Vida longa ao Rei” foi uma das manchetes de quando Pelé partiu, como disse o inglês Daily Herald. Entre os vários estádios, ginásios e outros centros esportivos de alcunha “Rei Pelé”.
Temos de relembrar: Pelé fez 1282 gols em 1364 jogos, foi tricampeão da Copa do Mundo -feito nunca alcançado por nenhum outro atleta até hoje – além de colecionar seis Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores e tantos outros títulos, como o de popularizar o futebol nos Estados Unidos ou parar uma guerra na África para um de seus jogos.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.