Day McCarthy é condenada a mais de 8 anos de prisão após racismo contra filhos de Ewbank
A socialite foi condenada a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por crime de racismo contra a filha dos atores, Titi
Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank apareceram nas redes sociais nesta sexta-feira (23/8) com uma notícia impactante. Os dois venceram um processo que moviam contra a socialite Day McCarthy, que foi condenada a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por crime de racismo contra a filha do casal, Chissomo (Titi).
“Hoje, celebramos uma vitória contra o racismo. E sabemos que, infelizmente, essa vitória acontece por termos visibilidade e sermos brancos e, portanto, mais ouvidos que a população negra, que, desde que foi sequestrada para este país, não para de gritar e sangrar. Nunca é tarde, mas ainda é tarde”, afirmaram.
Veja as fotos
Na nota compartilhada no Instagram, o casal explica que o caso aconteceu em 2017, quando Chissomo (Titi) tinha apenas quatro anos e foi alvo de uma atitude completamente inaceitável.
“Titi, como vocês a conhecem, nem sabia que poderia ser vítima, assim como ocorre com toda criança preta. O crime veio de uma mulher eugenista, que encontrou na internet o ambiente perfeito para proferir violências hediondas – às vezes, o mundo parece retroceder, com ataques às minorias crescendo de modo desmedido. Demos voz aos idiotas?”, indagaram.
Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank lamentaram a demora para o andamento do processo
O casal ressaltou que é lamentável o tempo que a ação demorou para avançar, até porque ficou anos em tramitação. Mesmo com todos os privilégios como pessoas brancas, Bruno e Giovanna explicam que apenas em maio de 2021 conseguiram oferecer uma denúncia.
Na última quarta-feira, dia 21, sete anos depois, a Justiça Federal do Rio de Janeiro proferiu uma decisão inédita condenando Day McCarthy por injúria racial e racismo.
“Essa é a primeira vez que, em resposta ao racismo, o Brasil condena uma pessoa a prisão em regime fechado. Sim, estamos em 2024 e essa ainda é a primeira vez. Apesar de tardio, é histórico. O direito criminal diz que pouco pode ser feito quanto à reversão da pena, no máximo sua redução”, sentenciaram.
Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso pontuaram que essa é uma vitória para a filha, para a comunidade e para todos que lutam contra o racismo. “Seguimos confiantes na atuação consistente do Judiciário para assegurar que crimes de racismo sejam devidamente reconhecidos e punidos – enaltecemos também a Procuradoria da República do Rio de Janeiro pela atuação firme e combativa”, afirmaram.
Day McCarthy causou uma enorme revolta ao atacar a filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank
Na época em que o crime aconteceu, a socialite estava ganhando enorme visibilidade nas redes sociais com suas atitudes bizarras. Inclusive, esse não foi o único caso que ganhou grande repercussão, já que Day McCarthy comprou briga com vários famosos.
Titi havia acabado de ser adotada pelo casal em 2017, recebendo comentários terríveis e assustadores vindos da mulher. A decisão da Justiça é a mais severa já aplicada para esse tipo de crime, mas ainda cabe recurso. Como mora fora do Brasil, a mulher poderá ser extraditada pelas autoridades responsáveis.
Confira a publicação completa:
Ver essa foto no Instagram
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.