Título inglês e com Portugal: Diogo Jota vivia melhor fase e aguardava Copa do Mundo
Atleta vivia expectativa para ser chamado para a Copa do Mundo de 2026 após perder o mundial em 2022 por lesão

Ouvir Notícia
O jogador português Diogo Jota, de 28 anos, atacante do Liverpool, faleceu em um acidente de carro na Espanha. Jota, que recentemente conquistou a Liga das Nações por Portugal, estava em boa fase após se recuperar de lesões e se preparava para a temporada 2025/2026. Ele havia perdido a Copa de 2022 por lesão, mas tinha um bom histórico na seleção. Iniciou a carreira no Paços de Ferreira, passou pelo Porto e se destacou no Wolverhampton antes de chegar ao Liverpool, onde conquistou títulos importantes, incluindo a Premier League.
O mundo ficou em choque com a morte do jogador português Diogo Jota, de 28 anos, na manhã desta quinta-feira (3/7), vítima de um acidente de carro na cidade de Zamora, na Espanha. O atacante do Liverpool vivia uma boa fase na carreira após passar alguns anos por problemas físicos e vivia expectativa para a temporada 2025/2026, última antes da Copa do Mundo de 2026, a qual iria representar Portugal pela primeira vez em um mundial.
O atacante era figura certa na Copa do Catar em 2022, mas acabou cortado da lista final por conta de uma lesão. O jogador possuía bons números pela Seleção nacional, com 14 gols em 49 jogos. Recentemente, Jota havia conquistado o título da Liga das Nações por Portugal contra a Espanha.
Veja as fotos
No Liverpool, conquistou o título do Campeonato Inglês no final de maio e vinha voltando a ter espaço nos Reds após se recuperar de lesões. O último gol que havia marcado foi justamente no clássico da cidade de Liverpool, contra o Everton, que definiu a vitória da equipe por 1 a 0.
Começo nos Paços Ferreira, ida ao Porto e voos mais altos no futebol inglês
Diogo Jota começou sua carreira como profissional na temporada 2014/2015, pelo Paços Ferreira, pequeno clube de Portugal. Mas foi na temporada seguinte que brilhou com incríveis 12 gols em 31 partidas. O ótimo desempenho ajudou a equipe a terminar na 7ª posição o que quase significou uma classificação para fase prévia da Liga Europa.
As ótimas atuações impressionaram o gigante Porto que o contratou para a temporada 2016/2017. Apesar de números mais modestos e sem títulos conquistados, em pouco tempo Jota se tornou titular dos “Dragões”. Com isso, atraiu olhares do futebol inglês.
Logo no ano seguinte, foi contratado pelo Wolverhampton, conhecido como a “colônia portuguesa” do futebol inglês, por ser conhecido como um clube que tem o costume de contratar jogadores do país. Nos “Wolves”, Jota virou ídolo rapidamente e ajudou a equipe a conquistar o título da segunda divisão do campeonato inglês na temporada 2017/2018, com 17 gols e 5 assistências em 44 partidas.
No ano seguinte, na temporada 2018/2019, ajudou a pequena equipe do interior da Inglaterra a conquistar a histórica vaga para a Liga Europa, com a 7ª posição na Premier League, logo no ano de retorno à elite.
Foi ao fim daquela temporada que ganhou as primeiras oportunidades na Seleção Portuguesa e logo em suas primeiras convocações se sagrou campeão da Liga das Nações na temporada 2018/2019.
Na temporada seguinte, ajudou os Wolves a conseguirem uma histórica campanha na Liga Europa, avançando até às quartas de final. Com isso, atraiu olhares mais atentos do Liverpool que gastou mais de 41 milhões de libras (cerca de R$ 285 milhões na cotação da época) para contratar o atacante para equipe do norte da Inglaterra.
No Liverpool, surpreendeu nas primeiras temporadas e foi peça na histórica, mas frustrante temporada de 2021/2022, que rendeu dois títulos aos Reds: Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa; mas acabou com os vice-campeonatos da Premier League e da UEFA Champions League.
Nos anos seguintes, acabou atrapalhado por lesões e foi cortado da lista final da Seleção Portuguesa para a Copa do Mundo do Catar em 2022. No Liverpool, voltou a ser campeão da Copa da Liga Inglesa em 2023/2024, mas conquistou seu maior título com a equipe há poucas semanas: o título da Premier League. Nos Reds, foram 65 gols marcados em 182 jogos e quatro títulos conquistados.
Semanas depois, ajudou Portugal a bater a Espanha na final da Liga das Nações e se sagrou bicampeão da competição.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.