Equipe de Ana Hickmann se pronuncia após Justiça proibir venda de mansão em Itu Não é mais “toda natural”: Cariúcha vai fazer cirurgia estética de 7h. Saiba tudo Saiba detalhes do B.O e pedido de medida protetiva aberto por ex de Gato Preto
Equipe de Ana Hickmann se pronuncia após Justiça proibir venda de mansão em Itu Não é mais “toda natural”: Cariúcha vai fazer cirurgia estética de 7h. Saiba tudo Saiba detalhes do B.O e pedido de medida protetiva aberto por ex de Gato Preto

Famosos que tem TDAH: Especialista explica diagnóstico e sintomas

O portal LeoDias conversou com um psiquiatra sobre esse transtorno

Whatsapp telegram facebook twitter

Nessa semana, o cantor Zé Felipe comentou mais sobre seu Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). De acordo com o Ministério da Saúde, esse transtorno atinge entre 5% e 8% da população mundial. Pensando nisso, o Portal LeoDias procurou uma especialista para comentar mais sobre essa doença e separou os famosos que já revelaram ter TDAH.

Além de Zé Felipe,  Sabrina Sato, Suzana Alves, Tatá Werneck, Fiuk, Ryan Gosling, Jim Carey, Michael Phelps, dentre outros já revelaram que têm TDAH. O psicoterapeuta, psiquiatra e professor Saulo Ciasca, em entrevista para o Portal LeoDias, falou sobre o TDAH, sintomas e diagnóstico. Confira agora:
 

Sobre o diagnóstico o Dr. explica que a pessoa pode ter o transtorno desde criança:

“Acho importante colocar que TDAH, a pessoa tem desde sempre, tá? Então não é algo que você adquire enquanto adulto. Você pode receber um diagnóstico de TDAH adulto, mas provavelmente essa pessoa já era uma pessoa que tinha esse transtorno desde sempre”.

“Em geral, gente que tem histórico familiar de TDAH tem maior chance de ter TDAH. Mas isso pode acometer qualquer pessoa. Qualquer pessoa pode ter no seu nascimento uma questão que pode acarretar TDAH. Hoje em dia a gente sabe também que existem alguns fatores na infância que podem aumentar o risco da pessoa desenvolver o transtorno.”

Sobre os sintomas, o Dr. explica que o transtorno tem dois principais:

“O primeiro é de atenção, ou seja, a pessoa vai ter desatenção. Tem que ter um impacto negativo, bem direto, nas atividades sociais acadêmicas. E aí, como a gente percebe? Frequentemente a pessoa não presta atenção nos detalhes. Ela comete erros por descuido, em tarefas escolares, no trabalho, durante outras atividades. Então, ela passa a negligenciar ou deixa passar detalhe. É um trabalho que é pouco preciso. Frequentemente ela tem dificuldade de manter atenção em tarefas, nas atividades lúdicas, que são mais prolongadas, ou conversas, ou aulas. Ela também parece não escutar quando alguém está dirigindo a palavra diretamente pra ela. Então, ela sempre parece estar distraída. Frequentemente, ela não segue instruções até o final. Ela não consegue terminar trabalhos escolares até o fim, porque facilmente ela perde o rumo, ela perde o foco”.

“Também tem dificuldade de organizar tarefas, dificuldade de organizar atividades em geral, porque ela não consegue gerenciar o tempo. Tem dificuldade de organizar o trabalho. Em geral, parece um trabalho mais desleixado. Em geral, evita, não gosta, reluta também de se envolver em alguma tarefa que vai ter um esforço mental muito prolongado. Pode perder coisas necessárias pra tarefas. É muito fácil dela se distrair com estímulos externos.? Pode também ficar pensando em coisas que não têm nada a ver com o que a pessoa tá fazendo na hora”, finaliza.
 

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Tags:,
Whatsapp telegram facebook twitter