Lula diz que fraudes no INSS foram montadas no governo Bolsonaro e anuncia ressarcimento
Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente Lula confirmou o início do ressarcimento em 24 de julho, sem prejuízos aos aposentados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o ressarcimento dos aposentados Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) fraudados com descontos associativos indevidos começara no próximo dia 24 de julho. O anúncio foi publicado pelo governo federal nas redes sociais, nesta sexta-feira (11/7). No vídeo, o presidente Lula afirma que as “quadrilhas” fraudadoras do INSS foram “montadas” no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Você que aposentado ou pensionista que teve desconto indevido na sua aposentadoria pelas quadrilhas montadas no governo passado, o nosso governo convida para, a partir de hoje, aderir ao acordo realizado com o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e a Ordem dos Advogados do Brasil, e homologado pelo Supremo Tribunal Federal, que garante o seu dinheiro de volta integralmente e corrigido pela inflação”, anunciou.
Veja as fotos
Leia Também
Quem teve valores descontados indevidamente nas aposentadorias já pode firmar o acordo para o ressarcimento por meio do aplicativo “Meu INSS”. O pagamento começa a ser depositado na conta do aposentado a partir do dia 24 de julho.
De acordo com o ministério da Previdência Social, o governo vai enviar ao Congresso Nacional uma Medida Provisória que autoriza o uso de R$ 3 bilhões do orçamento federal para o ressarcimento dos fraudados do INSS. Vale lembrar que, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o dinheiro usado para o ressarcimento dos fraudados do INSS poderá ser executado pelo governo fora das regras do arcabouço fiscal. O envio da MP ao parlamento ainda não tem data prevista.
Cerca de 2 milhões de aposentados já estão aptos a receber o ressarcimento, mas esse número pode subir para mais de 4 milhões, de acordo com estimativas do INSS.
Para conseguir receber o ressarcimento, o aposentado do INSS terá de aceitar o acordo de pagamento no aplicativo “Meu INSS”. Após, deverá acessar a área “Consultar Pedidos” e clicar no ícone “Cumprir Exigência”. O trâmite deve ser repetido em cada um dos pedidos de ressarcimento realizados pelo aposentado. Em seguida, o usuário deve ir até o final da página, no campo “Aceito receber”, e clicar em “Sim”.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.