Ao vivo
Luto no jornalismo: Wanda Chase morre após cirurgia aos 74 anos Funcionário afirma que Emicida foi interrompido em reunião de demissão de Fióti
Luto no jornalismo: Wanda Chase morre após cirurgia aos 74 anos Funcionário afirma que Emicida foi interrompido em reunião de demissão de Fióti

Após Trump taxar produtos do Brasil, Câmara aprova Lei da Reciprocidade. Entenda!

O projeto, já aprovado pelo Senado, agora aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Whatsapp telegram facebook twitter

          A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2/3) um projeto que autoriza o governo brasileiro a retaliar países ou blocos econômicos que imponham restrições comerciais a produtos nacionais. Conhecida como “Lei da Reciprocidade”, a proposta já havia sido aprovada pelo Senado na terça-feira (1º/3), em regime de urgência, e agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

          A votação ocorre em meio ao recente anúncio dos Estados Unidos sobre a aplicação de novas tarifas a produtos de diversos países, incluindo o Brasil.

          Veja as fotos

          Reprodução: Google
          Donald TrumpReprodução: Google
          Reprodução
          Reprodução
          Foto: Evan Vucci/Associated Press
          O próximo presidente dos EUA, Donald TrumpFoto: Evan Vucci/Associated Press
          Reprodução / Globo
          Donald TrumpReprodução / Globo
          Reprodução: Instagram@lulaoficial
          Lula comemora vitória do Corinthians.Reprodução: Instagram@lulaoficial
          Lula em pronunciamento em rede nacional / Reprodução
          Lula em pronunciamento em rede nacional / Reprodução

          O que prevê a Lei da Reciprocidade

          A nova lei dá ao Brasil o direito de reagir quando outro país dificultar a venda de produtos brasileiros. Isso pode ser feito de duas formas principais: 

          Aumentando taxas sobre produtos e serviços desse país; suspensão de acordos ligados a direitos de propriedade intelectual. Antes de tomar essas medidas, o governo precisa ouvir os setores afetados e analisar a situação. Mas, em casos urgentes, pode agir imediatamente.

          O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu a aprovação da proposta e pediu união entre governo e oposição diante do cenário internacional.

          “Este episódio entre Estados Unidos e Brasil deve nos ensinar definitivamente que, nas horas mais importantes, não existe um Brasil de esquerda ou de direita, existe apenas o povo brasileiro, e nós, representantes do povo, temos de ter a capacidade de defendê-lo acima de nossas diferenças”, declarou Motta.

          A proposta ganhou urgência após a decisão do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, de aumentar as tarifas sobre produtos brasileiros. Com a nova lei, o Brasil poderá responder à medida com ações equivalentes, impondo taxas sobre produtos importados dos EUA e buscando equilibrar as relações comerciais entre os países.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter