Ministério Público investiga Hytalo Santos por exploração de imagem de menores
Equipe jurídica do influenciador afirma que a denúncia é falsa
O influenciador Hytalo Santos está sendo investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por exploração de imagem de menores. Os promotores analisam vídeos compartilhados no Instagram e Youtube, onde o paraibano produz conteúdos com teor sexual com adolescentes, menores de 18 anos. As informações são do UOL.
Os adolescentes são chamados de “Turma do Hytalo” e o influenciador os chama de “filhos”. Os menores são filmados com roupas curtas e dançando músicas com teor sexual. Em outros vídeos, Hytalo faz perguntas também com teor sexual como “já pulou a cerca?”, ” já pegou mais de quatro na balada?” e “já sentiu vontade de ficar com pai, mãe, primo ou tio de um amigo?”. Vale ressaltar que o próprio Hytalo tem 26 anos de idade.
Veja as fotos
Os conteúdos são compartilhados com mais de 17 milhões de pessoas no Instagram e 7 milhões no Youtube. Conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), é proibido que adultos façam o uso exploratório de imagens que violem a dignidade e a intimidade de crianças e que as exponham a vexame ou constrangimento. O estatuto, em seu artigo 232, prevê detenção de seis meses a dois anos.
Caso o MPPB entenda que houve violação do ECA, pode apresentar denúncia à Justiça ou propor um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) contra o influenciador, obrigando Hytalo a interromper os conteúdos com adolescentes. Os pais das crianças e adolescentes também podem ser responsabilizados, mas até então não são citados como investigados, conforme informa o UOL.
Em novembro de 2024, o Ministério Público iniciou dois procedimentos de investigação, um em João Pessoa e outro em Bayeux, região metropolitana da capital. O caso em Bayeux partiu de uma solicitação do Conselho Tutelar local. Já a investigação em João Pessoa não tem o denunciante identificado e foi registrada como uma apuração relacionada à “defesa de direitos de crianças e adolescentes”.
Ambas as investigações tratam de “exploração sexual” e estão sendo conduzidas por promotores de Infância e Juventude, com trâmite sigiloso.
A equipe jurídica do influenciador se pronunciou ao UOL e eles informam que a denúncia não aconteceu. Leia abaixo na íntegra:
“Hytalo não é denunciado pelo MPPB. Ocorre de internautas realizarem falsas acusações, por vezes produzindo ataques a sua honra, a fim de se promoverem com isso. E se dessas acarreta algum procedimento, esse tramita em sigilo, mas conta sempre com a postura da assessoria jurídica de Hytalo para reestabelecer a verdade e arquivá-los. Todo conteúdo que é produzido pela equipe de Hytalo Santos observa estritamente as regras e diretrizes das próprias plataformas em que são divulgados e ainda a um compliance rigoroso para evitar qualquer infração legal.”
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.