Banhistas curtem 1º mergulho no rio Sena, em Paris, após 102 anos fechado ao público
Reabertura do rio da capital francesa aconteceu na manhã desse sábado (5/7) após mais de um século

Após 102 anos fechado ao público, os parisienses comemoram nesse sábado (5/7) a reaburta do Rio Sena, que cruza a capital francesa. A reabertura foi aprovada pela Prefeitura de Paris em três pequenos trechos do rio, após um processo bilionário de limpeza das águas.
O rio ficará aberto aos banhistas até 31 de agosto deste ano, ou seja, até o fim do verão na França. As áreas autorizadas para banho estão localizadas em dois pontos próximos à Torre Eiffel e em outro ao redor da Île de Saint-Louis, pequena ilha do Sena próxima à Catedral de Notre-Dame.
Veja as fotos
Para garantir a segurança nos locais, salva-vidas estarão à disposição para monitorar e auxiliar os moradores e turistas. Além disso, foram instalados deques para entrada e saída do rio, além de sinalização com bandeiras verdes e vermelhas ao longo das margens do Sena, para indicar as áreas permitidas ao público.
A recuperação do Rio Sena foi um dos prepativos para que a França pudesse receber os Jogos Olimpícos em Paris em 2024. À época, provas aquáticas foram realizadas no local mesmo após estudos apontarem que a água estariam impróprias para banho dias antes do início do evento.
Agora, para “provar que os céticos estavam errados”, a Prefeitura garantiu à imprensa internacional que continuará o processo de limpeza do Rio Sena, com testes diários para monitorar a qualidade da água. Além disso, está prevista a reabertura de outras 14 áreas de banho fora dos limites da capital francesa.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.