Limpo? Que nada! Rio Sena volta a ser fechado para treinos por conta de poluição
O grande trunfo de Paris para a Olimpíada foram os bilhões investindo para “limpar” o rio Sena, mas por enquanto o resultado tem sido frustrante
Pelo segundo dia consecutivo, os treinos de natação para familiarização dos atletas do triatlo foram cancelados por conta da sujeira no Rio Sena. A decisão veio após uma reunião entre a organização das Olimpíadas, delegados técnicos e médicos, representantes da cidade e da federação internacional de triatlo.
Os testes no domingo (28/7) revelaram uma melhora nas condições do rio Sena, após as chuvas que assolaram Paris durante a última semana. A federação de triatlo internacional, porém, não considerou que as águas estavam em condições ideais para a prática do esporte.
Veja as fotos
Segundo a organização da Olimpíada e a própria federação de triatlo, a expectativa do tempo para Paris os fazer estar “confiantes de que a qualidade da água voltará a ficar abaixo dos limites antes do início das competições de triatlo”.
Plano B? Não tem!
As provas aquáticas do triatlo e a maratona de 10km podem ser suspensas ou, até canceladas, se as chuvas que caem em Paris aumentarem os níveis de bactérias no rio Sena.
Caso o local não seja considerado ideal para as competições, a organização não tem um plano B para a competição de natação e o triatlo poderia virar um “duatlo”, sem a natação e apenas com as competições de ciclismo e corrida.
Despoluição do Sena
O local foi considerado impróprio para banho em 1923, graças ao esgoto de residências e indústrias, além do lixo das ruas carregado pela chuva.
Para reverter os vários anos de poluição, foram investidos cerca de 1,4 bilhão (R$ 8,35 bilhões), principalmente em um grande tanque de tratamento para conter as águas cheias de bactérias das chuvas fortes, o qual começou a funcionar há poucas semanas.
Outro investimento alto foi feito para tornar a rede de esgotos de Paris mais moderna, além de uma reurbanização nos locais próximos ao Sena, transformando ruas onde passavam carros em praças com mais árvores.
Medições do nível de coliformes fecais – bactérias que infectam a água através de fezes – são colhidas todos os dias, e as provas olímpicas e paralímpicas podem ser adiadas dependendo dos resultados.
As chuvas fortes são o principal problema para que as provas não ocorram tranquilamente – Paris encarou o início de ano mais chuvoso dos últimos 30 anos 0. Com isso, o lixo da cidade, além de outros dejetos, desaguam no Sena.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.