A$AP Rocky, marido de Rihanna, é acusado de plágio por brasileiro em clipe indicado ao Grammy
Rapper marido de Rihanna é acusado de utilizar escultura do artista plástico André Komatsu sem autorização
O rapper e marido de Rihanna, A$AP Rocky, foi acusado de plágio no videoclipe da música “Tailor Swif”, indicada ao Grammy de Melhor Videoclipe, pelo artista plástico brasileiro André Komatsu. Segundo a Folha de S. Paulo, a equipe do brasileiro enviou uma notificação extrajudicial ao americano na última segunda-feira (11/11).
A produtora de Komatsu afirma que no clipe musical aparece a obra “Disseminação Concreta”, de autoria do brasileiro, que fez parte do seu programa de residência artística no Museu de Arte da Pampulha, em 2006.
Veja as fotos
A obra consiste em pedras formando a simetria de um homem, com uma camiseta e calça jeans. Os mesmos elementos aparecem na peça audiovisual de A$AP, que foi gravada na Ucrânia em 2021 e lançado em agosto deste ano.
A equipe de Komatsu afirma que o americano não pediu autorização para a reprodução da obra no videoclipe. A RCA Records, gravadora do marido de Rihanna, ainda não se manifestou sobre o assunto.
“O trabalho ‘Disseminação Concreta’ teve ampla divulgação nas redes sociais e em diversos canais de arte, tanto no Brasil quanto no exterior. Inclusive, acabou virando meme”, comenta André Komatsu, cujas obras fazem parte de acervos de instituições como o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e a Pinacoteca de São Paulo.
Ele acrescenta que, caso não obtenha uma solução amigável, pode recorrer à via judicial, mas destaca que sua intenção principal não é lucrar. “Não se trata de dinheiro, mas de respeitar a autoria da obra. Não quero tirar proveito de ninguém. Apenas quero o que é meu.”
Veja um comparativo entre as duas imagens:
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.