Ao vivo
Novela Mania de Você: Viola descobre o grande segredo de Mavi Adivinha qual palavra Boninho registrou e teve que devolver a Globo após demissão Pensões atrasadas do ex-goleiro Bruno para o filho de Eliza podem chegar a R$ 5 milhões
Novela Mania de Você: Viola descobre o grande segredo de Mavi Adivinha qual palavra Boninho registrou e teve que devolver a Globo após demissão Pensões atrasadas do ex-goleiro Bruno para o filho de Eliza podem chegar a R$ 5 milhões

Beyoncé é ignorada por principal premiação country com álbum que emplacou nas paradas

Bey lançou um dos álbuns mais icônicos da música country deste ano, porém não recebeu indicações no Country Music Awards

          Apesar do sucesso estrondoso do primeiro álbum country de Beyoncé, o Cowboy Carter, a cantora foi ignorada pelo Country Music Awards, principal premiação americana do gênero, e não ganhou nenhuma indicação na edição deste ano. Vale ressaltar que ela foi a primeira mulher negra a emplacar os primeiros lugares nas paradas com músicas desse estilo.

          Cowboy Carter teve grande repercussão na crítica e foi um sucesso certo nas plataformas de músicas. Nas canções, Beyoncé resgatou a essência da história dos negros na música country e tocou em feridas raciais nos Estados Unidos.

          Veja as fotos

          Reprodução
          Capa de Cowboy Carter, 1º álbum de Beyoncé voltado para o countryReprodução
          Reprodução
          BeyoncéReprodução

          O que gerou indignação por parte dos fãs é que o cantor americano Morgan Wallen — que em 2021 foi afastado temporariamente de sua gravadora por proferir insultos raciais em um vídeo — obteve o maior número de indicações ao prêmio. O rapper Post Malone, que também lançou seu primeiro álbum de música country este ano, recebeu quatro indicações.

          Nos Estados Unidos, o country possui um histórico de artistas majoritariamente brancos e não é comum que artistas negros sejam consagrados no meio, por justamente encontrarem barreiras da chamada “white culture” (cultura branca) do country norte-americano. O primeiro lançamento do Cowboy Carter, a icônica Texas Hold’em, foi barrada em uma rádio do meio-oeste americano. “Somos uma rádio country”, justificou a rádio.

          Na edição de 2016 do Country Music Awards, ano em que Beyoncé lançou a primeira música no gênero country, Daddy Lessons, os artistas presentes fizeram pouco caso da presença da cantora ali. No texto de lançamento de Cowboy Carter, ela citou uma experiência em que “não se sentiu bem-vinda” e que isso a inspirou a lançar um álbum todo country.

          “Este álbum levou mais de cinco anos para ser feito. Ele nasceu de uma experiência que tive há anos, onde não me senti bem-vinda… E ficou muito claro que não estava […] As críticas que enfrentei quando entrei neste gênero pela primeira vez me forçaram a superar as limitações que me foram impostas”, escreveu ela.

          Ao ser a primeira mulher negra a emplacar um single country, Beyoncé citou a questão racial: “Sinto-me honrada por ser a primeira mulher negra com o single número um na parada de sucessos de country. Isso não teria acontecido sem o apoio de cada um de vocês [fãs]. Minha esperança é que daqui a anos, a menção da raça de um artista, no que diz respeito aos gêneros musicais lançados, seja irrelevante”.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.