Dua Lipa vence processo nos EUA que a acusava de plágio no hit “Levitating”
Compositores de "Wiggle and Giggle All Night", de Cory Daye, afirmaram que a inglesa copiou o clássico disco sem autorização

A cantora Dua Lipa venceu nesta quinta-feira (27/3) um processo judicial nos EUA que a acusava de plagiar em seu sucesso “Levitating” uma música disco lançada em 1979. Segundo a Reuters, a juíza do caso afirmou que as canções não eram parecidas o suficiente.
O smash hit de Lipa, que inclusive foi a música de maior sucesso comercial da Billboard em 2021, foi acusado de copiar “Wiggle and Giggle All Night”, de Cory Daye, pelos compositores L. Russell Brown e Sandy Linzer.
Veja as fotos
Leia Também
“Levitating”, vale lembrar, está no álbum “Future Nostalgia”, lançado em 2020, com releituras de clássicos dos anos 1980. Nas faixas que utilizam samples ou trechos de outras canções, os compositores foram devidamente creditados.
No entanto, a juíza determinou que a melodia de “Wiggle and Giggle All Night” não estava protegida por direitos autorais, citando um precedente recente da Justiça dos EUA, que decidiu que “Thinking Out Loud”, de Ed Sheeran, não infringiu os direitos do clássico “Let’s Get It On”, de Marvin Gaye.
A decisão final também argumentou que outras semelhanças entre as músicas eram elementos comuns na música popular e já haviam aparecido em composições de Mozart ou no hit “Stayin’ Alive”, dos Bee Gees. Ela ainda destacou que um estilo musical, definido pelos acusadores como “pop com um toque de disco”, não pode ser protegido por direitos autorais, pois isso poderia restringir a criação de novas músicas dentro desse gênero.
O advogado dos acusadores, Jason Brown, afirmou que eles pretendem recorrer da decisão, reforçando a importância da proteção das composições originais.
Já os representantes de Dua Lipa, da Warner Records e dos demais réus argumentaram que era improvável que a inglesa, de 29 anos, tivesse tido contato com “Wiggle and Giggle All Night” antes de compor “Levitating” e que os acusadores não poderiam reivindicar exclusividade sobre o uso de uma escala menor, um dos elementos mais básicos da música.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.