Réu: Pablo Marçal é responsabilizado por perigo à vida de 32 pessoas em SP Ednaldo Rodrigues desiste de ação para reverter queda da presidência da CBF no STF
Réu: Pablo Marçal é responsabilizado por perigo à vida de 32 pessoas em SP Ednaldo Rodrigues desiste de ação para reverter queda da presidência da CBF no STF

Cuidado, motorista! Panetone pode reprovar no teste do bafômetro

Assim como o pão, o tradicional alimento natalino deixa resquício de álcool na boca após o consumo

Whatsapp telegram facebook twitter

          Oloco, Papai Noel! O Detran de Goiás realizou testes de bafômetro com pessoas que ingeriram panetone antes de dirigir e, no exame, constatou-se a presença de álcool no tradicional alimento natalino.

          O experimento com panetone, semelhante ao realizado anteriormente com pão, confirmou que o açúcar presente no alimento pode gerar álcool na boca, ocasionando um resultado positivo no bafômetro.

          Veja as fotos

          Freepik
          Freepik
          Divulgação: Imagem Ilustrativa
          PanetoneDivulgação: Imagem Ilustrativa

          O Detran-GO explicou que esse álcool é restrito à região bucal e não alcança os pulmões. Apesar de o teste com panetone apontar níveis de álcool que podem levar a penalidades como suspensão da CNH, multa ou até prisão, o órgão destacou que a iniciativa tem caráter educativo. Dito isso, com os devidos cuidados para não reprovar no teste, o panetone tá liberado!

          Em um vídeo bem humorado, o chefe do Detran-GO fez questão de ressaltar a importância de não misturar bebidas alcoólicas com direção, apesar da brincadeira com o panetone. ““Fez-se essa demonstração apenas para mostrar ao cidadão, e alertar do perigo da combinação álcool e direção”, diz Waldir Soares de Oliveira.

          Por que tem álcool no pão e no panetone?

          O álcool em pão e panetone é resultado da fermentação, em que leveduras transformam açúcar em dióxido de carbono e pequenas quantidades de álcool. No pão, quase todo o álcool evapora durante o cozimento, mas traços podem permanecer.

          No panetone, devido ao alto teor de açúcar e a um tempo de cozimento menor, a quantidade residual pode ser ligeiramente maior. Quando ingeridos, esses traços podem permanecer temporariamente na boca, gerando resultados falso-positivos no bafômetro, já que ele detecta o álcool bucal, não o presente no sangue ou nos pulmões.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Tags:
          Whatsapp telegram facebook twitter