Astronautas ficam presos no espaço e podem retornar somente em 2025
Dupla iria passar apenas 8 dias fora da Terra
Dois astronautas dos EUA foram enviados à Estação Espacial Internacional (ISS) em uma missão que teria duração de oito dias, no dia 5 de junho. Agora, Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams estão presos no espaço por conta de uma falha na cápsula da Starliner, que a Boeing fabricou, e podem ficar presos por lá até 2025.
Os espaçonautas até o momento não têm data oficial para retornar à terra, mas a empresa pretende pedir uma “carona” através de outra missão espacial marcada para fevereiro de 2025. Segundo a Nasa, a cápsula que os astronautas estavam ocupando teve problemas nos propulsores e vazamentos de hélio, o que tornou muito perigoso o retorno.
Veja as fotos
Leia Também
A Boeing começou uma campanha em busca de compreender o que causou os problemas para oferecer uma solução à Nasa, responsável pela decisão final sobre o retorno dos tripulantes. “Ouvimos muitas pessoas que tinham preocupações e a decisão não foi clara”, disse o chefe de operações espaciais da agência, Ken Bowersox, nesta quarta-feira (7/8).
A volta dos viajantes interplanetários já foi adiada três vezes, mas os pilotos estão calmos e garantiram que retornarão para casa sãos e salvos. “Estamos completamente confiantes de que os testes que estamos realizando são os necessários para obtermos as respostas corretas e os dados de que precisamos para retornar”, afirmou Wilmore.
Williams também acredita que a solução será encontrada pelos engenheiros em breve. “Tenho uma sensação muito boa em meu coração de que esta cápsula nos levará para casa sem problemas. Passamos por muitas simulações… e acho que, no ponto em que estamos agora, sinto confiança de que, se fosse necessário, se houvesse algum problema com a ISS, poderíamos entrar na nossa espaçonave, desacoplar, conversar com nossa equipe e encontrar a melhor forma de voltar para casa”, disse.
A volta pra casa e sobrevivência
Os astronautas têm a opção de pegar uma carona de volta na Crew Dragon, da SpaceX, missão essa que volta à terra em fevereiro de 2025. Para resolver a questão, eles vão precisar dispensar outros dois pilotos para Wilmore e Williams serem acomodados.
A respeito da alimentação, Barry e Suni estão sossegados, pois a ISS é bem equipada com comida. Dependendo da decisão que será tomada, a Boeing vai ter uma queda significativa em sua competição com a SpaceX. A Nasa vai divulgar a resposta na semana que vem.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.