Luto no jornalismo: Wanda Chase morre após cirurgia aos 74 anos Funcionário afirma que Emicida foi interrompido em reunião de demissão de Fióti
Luto no jornalismo: Wanda Chase morre após cirurgia aos 74 anos Funcionário afirma que Emicida foi interrompido em reunião de demissão de Fióti

Astronautas que estavam “presos” no espaço falam pela 1ª vez após retorno à Terra

Butch Wilmore e Suni Williams deveriam ter passado apenas oito dias na missão que se transformou em 287 dias

Whatsapp telegram facebook twitter

          Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas que passaram nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS), compartilharam os desafios enfrentados durante a missão e o impacto da viagem no corpo humano. Em entrevista ao “America’s Newsroom”, da “Fox News”, nesta segunda-feira (31/3), eles também comentaram sobre o tão aguardado retorno à Terra, após sucessivos atrasos devido a falhas mecânicas.

          Para Williams, a capacidade do corpo humano de se readaptar foi um verdadeiro “milagre”. A missão, que originalmente deveria durar apenas oito dias, acabou se estendendo por 286 dias devido a falhas técnicas na cápsula Boeing Starliner, que os levou ao espaço em junho de 2024.

          Veja as fotos

          Reprodução: Globo News
          Astronautas se pronunciam pela primeira vez após resgateReprodução: Globo News
          Foto/NASA
          Astronautas presos em estação espacial não vão receber hora extraFoto/NASA
          Reprodução (NASA)
          Reprodução (NASA)
          Reprodução (NASA)
          Reprodução (NASA)
          Reprodução
          Reprodução
          Reprodução (NASA)
          Reprodução (NASA)

          Diante da permanência prolongada, a astronauta afirmou que precisaram ajustar suas expectativas e evitar o desespero.  “Meu primeiro pensamento foi: Temos que recalcular a rota. Se ficaríamos lá até fevereiro, eu pensei: ‘Ok, vamos aproveitar ao máximo.'”

          Casado com Deanna e pai de duas filhas, Wilmore também demonstrou compromisso com a missão, apesar dos desafios pessoais.
          “Não é sobre mim. Não é sobre meus sentimentos. É sobre o que é esse programa de voo espacial humano. São nossos objetivos nacionais. E eu tenho que entender: ‘o que nossa nação precisa de mim agora?'”, declarou.

          Culpados?

          Durante a entrevista, os astronautas refutaram a ideia de que estavam “presos” ou “esquecidos” no espaço. Wilmore admitiu que tanto a equipe da missão quanto os próprios astronautas tiveram responsabilidade nos desafios enfrentados.

          “Há muitas perguntas que, como comandante, eu não fiz, então eu sou culpado”, afirmou. “Eu admito isso para a nação. Há coisas que eu não perguntei, que eu deveria ter perguntado. Eu não sabia na época que precisava fazê-las, mas, em retrospecto, alguns sinais estavam lá. A Boeing é culpada? Claro. A NASA é culpada? Claro. Todos têm uma parte nisso. Houve falhas nos testes e falhas nos preparativos que não previmos.”

          No entanto, Wilmore destacou que não busca culpados, mas prefere “olhar para o futuro”. Para ambos, a missão não foi um fracasso, mas sim uma experiência valiosa.

          “Nós planejamos, nós treinamos para ficar lá por algum tempo, então estávamos prontos para simplesmente nos lançar e assumir as tarefas que nos foram dadas”, concluiu Williams.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter