Conversas vazadas entre amante e Payet revelam ciúmes do jogador com Paulinho Supremo forma maioria para condenar mulher que pichou estátua “A Justiça” com batom Aeroporto Internacional do Rio prepara ações especiais para show de Lady Gaga
Conversas vazadas entre amante e Payet revelam ciúmes do jogador com Paulinho Supremo forma maioria para condenar mulher que pichou estátua “A Justiça” com batom Aeroporto Internacional do Rio prepara ações especiais para show de Lady Gaga

Ciberataque pode ter causado apagão em Portugal e outros países, afirma ministro

A E-Redes, empresa espanhola de distribuição de energia, afirmou que o incidente é parte de um "problema europeu mais amplo"

Whatsapp telegram facebook twitter

          O apagão que afetou Portugal, Espanha e outras partes da Europa na manhã desta segunda-feira (28/4) está sendo investigado como um possível ciberataque. A primeira menção a essa hipótese veio do ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, que afirmou que o evento “é compatível com um ciberataque”.

          “Sei que abrange vários países da Europa — Portugal, Espanha, França e Alemanha — e creio que Marrocos. Em grande escala e pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque. Mas é uma informação não confirmada”, declarou o ministro à RTP.

          Veja as fotos

          Foto: Reprodução / Internet
          Ciberataque pode ter causado apagão em Portugal e outros países, afirma ministroFoto: Reprodução / Internet
          Foto: Reprodução / Internet
          Ciberataque pode ter causado apagão em Portugal e outros países, afirma ministroFoto: Reprodução / Internet
          Reprodução
          Apagão afeta Portugal, Espanha e outros países europeus nesta segunda-feiraReprodução
          164032paises da europa passam por apagao geral nesta segunda 3
          Apagão afeta Portugal, Espanha e outros países europeus nesta segunda-feira

          Embora o Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal tenha afirmado que, até o momento, não há evidências concretas de que a falha tenha sido causada por um ataque cibernético, o Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha (Incibe) está tratando o caso com seriedade. A agência espanhola está coletando dados e investigando as centrais de energia para avaliar a extensão do problema, conforme divulgado pelo jornal El País.

          Diversos países europeus, incluindo Portugal, Espanha, França, Polônia e Finlândia, relataram interrupções de energia em várias regiões, afetando cidades inteiras.

          A Red Eléctrica, operadora da rede elétrica espanhola, informou que ativou planos de emergência e está utilizando todos os recursos possíveis para restaurar o fornecimento de energia. Em um comunicado posterior, a empresa anunciou que a recuperação da energia já estava em andamento.

          O apagão teve um impacto significativo em diversos serviços, como semáforos e aeroportos. O site de monitoramento de tráfego aéreo Flightradar revelou que, embora ainda não haja cancelamentos generalizados, a situação continua sendo monitorada de perto, especialmente nos aeroportos de Portugal e Espanha.

          O evento afetou até o Madrid Open, um torneio de tênis, onde uma partida foi interrompida devido à falta de energia. A cidade de Madrid, além de outras como Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz, foi diretamente impactada.

          A E-Redes, empresa espanhola de distribuição de energia, afirmou que o incidente é parte de um “problema europeu mais amplo”. Além disso, a empresa ferroviária Renfe reportou a interrupção do serviço de trens às 7h30 (horário de Brasília) por causa da falha elétrica.

          Na mídia portuguesa, surgiram relatos de graves interrupções nos serviços de telecomunicações e transportes. De acordo com a imprensa local, aeroportos e sistemas de metrô e trem dos dois países estão sendo fortemente impactados. O jornal El País também mencionou que nenhuma hipótese, incluindo a de um ciberataque, é descartada neste momento.

          O Ministério da Saúde da Espanha, em comunicado nas redes sociais, informou que está em contato com as autoridades para “avaliar o escopo do apagão generalizado”, mas tranquilizou a população ao garantir que “os hospitais têm sistemas suplementares” para enfrentar a situação.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter