Fenômeno atmosférico raro provocou apagão na Europa, diz operadora de energia
Segundo a operadora, pode levar até uma semana para que o sistema volte a operar normalmente

Um fenômeno atmosférico raro foi apontado como o responsável pelo apagão que atingiu Espanha, Portugal e outros países europeus nesta segunda-feira (28/4). De acordo com a operadora de redes energéticas portuguesa REN, as interrupções no fornecimento de energia no país foram provocadas por uma falha originada na rede elétrica espanhola, atribuída a variações extremas de temperatura.
As autoridades explicam que as variações extremas de temperatura registradas no interior da Espanha causaram “oscilações anormais nas linhas de muito alta tensão (400 kV)”, fenômeno conhecido como “vibração atmosférica induzida”. Essas instabilidades teriam gerado “falhas de sincronização entre os sistemas elétricos”, desestabilizando a rede europeia interligada.
Veja as fotos
Segundo a REN, pode levar até uma semana para que o sistema volte a operar normalmente.
Moradores de várias regiões da Espanha e de Portugal relataram dificuldades para completar chamadas telefônicas, além de lentidão no funcionamento do WhatsApp, que estaria operando “com metade da capacidade”. Grandes operadoras como Telefónica e Masorange atuam para reestabelecer a estabilidade dos serviços, afetados pela falta de energia que prejudica o suporte da internet.
Embora o fornecimento de energia tenha começado a ser restabelecido em algumas áreas da Espanha, como informou a Red Electrica — “Continuamos trabalhando com todos os recursos para conseguir o restabelecimento do fornecimento o mais rápido possível em todo o território”, afirmou a companhia — os transtornos ainda são severos.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.