Gilberto Gil notifica Padre que disse que “orixás não ressuscitaram” Preta Gil
Danilo César ainda não se pronunciou sobre o caso

Gilberto Gil e Flora Gil enviaram uma notificação ao padre Danilo César, da Paróquia de São José, em Areial (PB), e à Diocese de Campina Grande. O motivo foram declarações do sacerdote durante uma missa no dia 27 de julho, em que ele desrespeitou as religiões de matriz africana e ironizou a morte da cantora Preta Gil. A informação é da colunista Mônica Bergamo.
Em sua homilia, o padre chamou as religiões afro-brasileiras de “forças ocultas” e disse que “o diabo levasse” seus seguidores. Além disso, fez comentários ofensivos sobre a família Gil, questionando: “Cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”.
Veja as fotos
O vídeo foi removido do YouTube, e o perfil do padre no Instagram foi desativado. A Diocese não se pronunciou sobre o caso.
A notificação afirma, segundo Mônica Bergamo, que as falas desrespeitaram o luto da família e violaram a liberdade religiosa, podendo configurar crime de discriminação, com pena de até cinco anos de prisão.
A família pede uma retratação pública durante uma missa transmitida ao vivo, além de uma investigação interna sobre o padre. Eles deram um prazo de 10 dias para a Diocese responder.
Outras entidades, como a Associação Cultural de Umbanda, Candomblé e Jurema, também tomaram medidas. O presidente da associação, Rafael Generino, registrou um boletim de ocorrência e prometeu acionar o Ministério Público da Paraíba.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.