Iniciam-se os nove dias de missa, antes do Conclave que elegerá novo Papa
Após o sepultamento de Papa Francisco, a Igreja inicia nove dias de missas antes do Conclave, que reunirá 135 cardeais para escolher o novo pontífice

O Portal LeoDias acompanhou de perto todos os momentos do sepultamento de Papa Francisco, realizado no Vaticano. A repórter Ana Ferreira esteve no local e trouxe informações sobre os próximos passos da Igreja Católica, que se prepara agora para o Conclave, o processo de escolha do novo Papa.
Segundo a tradição, logo após o sepultamento, iniciam-se nove dias consecutivos de missas em intenção da alma do pontífice, conhecidas como “novendiali“. Essas missas são realizadas na Basílica de São Pedro e marcam oficialmente o luto da Igreja.
Veja as fotos
Somente após esse período começa o Conclave. A palavra, que vem do latim cum clave (“com chave”), se refere à forma reservada que acontece a cerimônia. Os cardeais com menos de 80 anos são isolados dentro do Vaticano, sem acesso a celulares, internet ou qualquer forma de comunicação externa. Atualmente, 135 cardeais estão aptos a votar.
O processo não se assemelha a uma eleição política. Não há campanhas formais ou articulações abertas. Em vez disso, o Conclave é conduzido como uma celebração espiritual, em busca de discernimento divino para a escolha do novo líder da Igreja. Os cardeais se reúnem na Capela Sistina, sob o famoso teto pintado por Michelangelo, e participam de até quatro votações diárias.
Nomes são sugeridos, avaliados e descartados até que um deles atinja a maioria qualificada de dois terços dos votos. Assim que a escolha é feita, o eleito veste imediatamente a batina branca e é apresentado ao mundo com a missão de guiar os fiéis.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.