James Earl Jones, voz de Mufasa e Darth Vader, morre aos 93 anos
De acordo com o site Deadline, ele estava em sua casa, em Nova York, nos Estados Unidos. A causa da morte não foi divulgada
O ator James Earl Jones faleceu nesta segunda-feira (9/09), aos 93 anos, em sua casa em Nova York. Reconhecido principalmente por ser a voz de Darth Vader na franquia “Star Wars” e Mufasa em “O Rei Leão”, Jones é um dos poucos artistas a conquistar os quatro principais prêmios do entretenimento dos EUA — Emmy, Grammy, Oscar e Tony.
Jones iniciou sua carreira no teatro, estreando na Broadway em 1957. Recebeu seu primeiro Tony em 1968 por sua atuação na peça “The Great White Hope” e foi indicado ao Oscar pela adaptação cinematográfica de 1970, “A Grande Esperança Branca”.
Veja as fotos
Seu trabalho no cinema começou com “Dr. Fantástico” (1964), mas foi com “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” (1977) que ganhou notoriedade global como a voz de Darth Vader. Ele continuou a dar voz ao personagem em todos os filmes da trilogia original e em “Rogue One: Uma História Star Wars” (2016).
Jones também é lembrado por sua interpretação de Mufasa em “O Rei Leão” (1994), papel que repetiu na versão em CGI de 2019. Seu último trabalho no cinema foi em “Um Príncipe em Nova York 2” (2021), retornando como o rei Jaffe Joffer.
Embora não tenha recebido um Oscar competitivo, Jones foi agraciado com um Oscar honorário em 2012 e ganhou dois Emmys em 1991, entre outros prêmios ao longo de sua carreira. Seu trabalho deixou uma marca duradoura na indústria do entretenimento.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.