O que foi isso, SP? Cidade vive minutos de terror com tempestade devastadora
Até a madrugada deste sábado (12/10), quatro mortes foram confirmadas em decorrência da forte chuva que impactou o estado
O estado de São Paulo foi impactado por uma tempestade devastadora no começo da noite desta sexta-feira (11/10), por volta de 19h40. Em poucos minutos, o estrago causado em várias regiões ganhou proporções ainda maiores, com alagamentos a se perder de vista, dezenas de quedas de árvores e rajadas de ventos que superaram 100 km/h, e até arrancou parte da cobertura do Shopping SP Marketing, na zona sul da cidade, onde foram registrados ventos mais intensos.
O Instituto Nacional de Meteorologia mediu até 108 km/h por hora na região de Interlagos. O temporal foi provocado pela passagem de uma aglomerado de nuvens do tipo cumulonimbus. Estas nuvens se formaram em muitos locais do estado e foram as responsáveis pela tempestade.
Veja as fotos
Leia Também
Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas foram atingidas pela queda de uma árvore, na região do Campo Limpo, e uma delas morreu.
As identidades não foram reveladas. Ao todo, quatro pessoas morreram no Estado, sendo uma na capital, e outras três em Bauru, no interior, com a queda de um muro que atingiu as pessoas que passavam pela calçada, um cachorro também foi atingido.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), por meio da Defesa Civil, foi decretado Estado de Atenção para alagamentos em toda São Paulo.
Até o momento, foram registradas 16 ocorrências envolvendo queda de árvores, galhos ou risco iminente de queda.
Instabilidades na energia
Em nota, responsável pelo fornecimento de energia, Enel, apontou que com as chuvas fortes e rajadas de vento, trechos inteiros da rede elétrica foram danificados em alguns pontos.
Cerca de 30 semáforos ficaram apagados, com base no levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET).
Alguns bairros como Santo Amaro, Vitória Régia, Jardim Bom Sucesso, São Camilo, Mineirão, Maria Eugênia, Laranjeiras, Caguaçu, Fila Fiore e Brasilândia ficaram às escuras.
Em alguns pontos das zonas leste e sul da cidade, também houve queda na distribuição de energia, mas o restabelecimento ocorreu instantes após a interrupção.
A CPFL Piratininga, responsável pela distribuição, informou que o forte temporal que atingiu a cidade impactou alguns trechos da rede de distribuição do município.
“Todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e está atuando, neste momento, para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados, em segurança e no menor tempo possível”, afirma.
A concessionária alertou também que, nesses momentos, ninguém deve tocar em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica e, sim, acionar imediatamente a CPFL e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.