Alerta máximo: temporal do terror no RS rompe barragem. 14,5 mil pessoas estão fora de casa
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho sobre parte do RS até às 15h desta quinta
Subiu para 24 o número de mortos no Rio Grande do Sul em meio à tempestade histórica que está causando estragos irreparáveis em toda a região. Especialistas meteorológicos afirmam que as fortes chuvas já são consideradas evento extraordinário, sendo assim, alerta máximo para a situação.
Os rios atingiram cheias sem precedentes e a previsão de aumento nos próximos dias. A notícia mais recente é ainda mais trágica, pois a barragem 14 de Julho, entre Cotiporã e Bento Gonçalves (RS), rompeu parcialmente na tarde desta quinta-feira (02/05).
Veja as fotos
14,5 mil pessoas estão fora de casa. Com a ombreira da barragem rompida, moradores devem deixar áreas imediatamente e subir para locais pelo menos seis metros acima do nível dos rios. A expectativa é de que a vazão da água ocasione o rompimento total.
Os municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado receberam ordens expressas para deixar áreas de risco.
Até aqui, vinte e uma pessoas seguem desaparecidas. Ao todo, 147 cidades registraram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com informações divulgadas por meio do boletim, 67,8 mil pessoas foram atingidas pelos efeitos do mau tempo. São 14,5 mil moradores fora de casa. São 4.599 em abrigos e 9.993 desalojados (na casa de familiares ou amigos).
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.