Saiba o motivo da palavra “Papa” ser usada antes do nome do Pontífice
Assunto tomou espaço após a morte de Papa Francisco. Há três origens possíveis

O Papa Francisco morreu no início desta semana, aos 88 anos, vítima de um câncer. Mas você já se perguntou porque é usada a palavra “Papa” antes do nome escolhido pelo Pontífice? A reportagem do portal LeoDias explica para você.
O nome “Papa” foi ganhando diferentes significados ao longo dos anos e atualmente se refere exclusivamente ao líder da Igreja Católica Apostólica Romana.
Veja as fotos
O primeiro significado vem do século III. O termo vem do grego e o define como uma palavra onomatopaica (imita um som ou representa um som natural) que tem por significado pai, papai ou paizinho. Era usada para se referir ao bispo de Roma, no sentido de Pai de Roma.
Anos mais tarde, e vindo do latim, uniram as primeiras sílabas das palavras “Pai” e “Pastor”, formando o termo “Papa”.
A primeira evidência arqueológica do uso dessa palavra foi encontrada nas catacumbas de São Calixto, em Roma. Na época, pegaram as iniciais da frase Petri Apostoli Potestatem Accipiens (aquele que recebe o poder do apóstolo Pedro) para formar a palavra “Papa”.
Por fim, existem várias interpretações do significado do termo, que se destina ao pai espiritual de todos os católicos e chefe da Igreja Católica.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.