Festão de Helena, filha de Neymar, é substituído por celebração intimista. Saiba detalhes Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça Jogador do Liverpool, Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de carro
Festão de Helena, filha de Neymar, é substituído por celebração intimista. Saiba detalhes Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça Jogador do Liverpool, Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de carro

Saiba quem é o padre de Osasco indiciado por golpe de Estado

José Eduardo de Oliveira e Silva foi indiciado pela PF no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado e plano para matar o presidente Lula

Whatsapp telegram facebook twitter

          Nesta quinta-feira (21/11), a Polícia Federal (PF) confirmou o indiciamento do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), e de outras 36 pessoas no inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado no Brasil após a vitória de Lula (PT) nas eleições presidenciais de 2022.

          Dentre essas pessoas, está o padre José Eduardo de Oliveira e Silva, de 43 anos, que é pároco em Osasco, cidade da Grande São Paulo.

          Veja as fotos

          Reprodução: Instagram/José Eduardo de Oliveira e Silva
          Padre José Eduardo em momento de oraçãoReprodução: Instagram/José Eduardo de Oliveira e Silva
          Reprodução: Instagram/José Eduardo de Oliveira e Silva
          Foto em que o padre José Eduardo posicionou uma bandeira do Brasil no altar da Paróquia São Domingos, no dia de eleições presidenciais em 2022Reprodução: Instagram/José Eduardo de Oliveira e Silva
          Reprodução: Instagram/José Eduardo de Oliveira e Silva
          O pároco posta gravações de suas homilias nas missas que celebraReprodução: Instagram/José Eduardo de Oliveira e Silva

          Quem é José Eduardo de Oliveira e Silva

          O pároco é influenciador digital. Com pouco mais de 420 mil seguidores no Instagram, ele posta vídeos sobre os ensinamentos da Igreja Católica e posts originalmente escritos em sua outra rede, o X.

          Alvo de operação deflagrada em fevereiro deste ano, ele lamentou a intimação da Polícia Federal para prestar depoimento e disse nas redes sociais “Rezem por mim”.

          No dia em que ocorreu um ataque em Brasília, na última quarta-feira (13/11), ele postou em seu Instagram uma nota à imprensa afirmando que nestes momentos de ameaças, é “preciso recordar a doutrina e o ensinamento da Igreja Católica”.

          Além disso, nas eleições presidenciais em 2022, o padre José Eduardo posicionou uma bandeira do Brasil no altar da Paróquia São Domingos. Nas eleições, a bandeira virou um símbolo do movimento de direita e de eleitores ligados às ideologias do ex-presidente Bolsonaro.

          José Eduardo também é conhecido também por fazer publicações antifeministas, ter fundado a escola Maria Mater e vender cursos.

          Em razão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o pároco está proibido de manter contato com os demais investigados e de deixar o Brasil.

          Na decisão que autorizou a operação de busca e apreensão, o ministro do STF Alexandre de Moraes, disse que o clérigo integrava o “núcleo jurídico” do suposto grupo golpista: “Como apontado pela autoridade policial, José Eduardo possui um site com seu nome no qual foi possível verificar diversos vínculos com pessoas e empresas já investigados em inquéritos correlacionados à produção e divulgação de notícias falsas’”, como consta na decisão assinada pelo magistrado.

          Conforme a PF, o padre integrou uma reunião no dia 19 de novembro de 2022, no Palácio do Planalto, para tratar do plano.

          A reportagem do Portal LeoDias procurou o padre José Eduardo para posicionamento e esclarecimentos, mas até o fechamento desta reportagem, não houve retorno. O espaço segue em aberto.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter