Terra vai girar mais rápido e terá o dia mais curto do ano nesta terça-feira; entenda!
A terra leva cerca de 86.400 segundos para completar uma rotação, mas nesta terça deve concluir a volta com 1,34 milissegundo a menos

A terça-feira (22/7) promete ser o dia mais curto do ano – até agora. O fenômeno acontece porque a terra vai girar em torno de seu próprio eixo em uma velocidade relativamente maior do que o normal. O resultado? O dia de hoje vai durar 1,34 milissegundo a menos.
Normalmente, a terra leva 86.400 segundos para completar uma rotação, o que representa as 24 horas de um dia. Mas nesta terça-feira (22/7), o planeta vai acelerar levemente esse feito e completará a volta com 1,34 milissegundo a menos.
Veja as fotos
Leia Também
O encurtamento, porém, promete ser imperceptível devido a velocidade. Para efeito de comparação, um piscar de olhos dura cerca de 300 milissegundos. Sendo assim, o tempo perdido no dia de hoje será ainda menor que isso.
Vale ressaltar que o fenômeno já aconteceu outra vez, inclusive no início deste mês. No último dia 9 de julho, a terra também passou por uma leve alteração em seu ritmo natural e completou o giro em torno de seu próprio eixo 1,30 milissegundo mais rápido.
Outra “perda” ainda está prevista para o próximo dia 5 de agosto. De acordo com os cientistas, ainda não é possível precisar o motivo do acontecimento. Eles afirmaram que, ao longo da história da Terra, variações na rotação são comuns e não representam motivo de preocupação.
“A gente sabe que, de modo geral, a Terra vem desacelerando sua rotação desde a sua formação. Há bilhões de anos atrás, por exemplo, um dia durava cerca de cinco horas, bem diferente das 24 horas que dura atualmente. No entanto, essa desaceleração não é completamente regular, e eventualmente, ocorrem pequenas acelerações momentâneas, que é o que a gente está vendo nesse momento”, explicou Fernando Roig, diretor do Observatório Nacional ao G1.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.