AGU defende legalidade de viagens oficiais de Janja e pede arquivamento de ação
Advogado e vereador alegam que viagens violaram a lei

Janja (Foto: Ricardo Stuckert)
A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou na última sexta-feira (27/6) à Justiça Federal de Brasília um pedido para que seja arquivada uma ação que pretende impedir o uso de dinheiro público e de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para as agendas internacionais da primeira-dama, Janja.
Segundo a ação, movida pelo advogado Jeffrey Chiquini e pelo vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (Novo-PR), as viagens internacionais de Janja são uma “afronta direta aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência administrativa”, uma vez que ela seria uma pessoa “sem vínculo com o serviço público”.
Veja as fotos
As viagens, que foram autorizadas por decretos presidenciais, não teriam “respaldo legal específico”, de acordo com o texto de Chiquini e Kilter. Eles pedem que, além da União parar de custear as viagens, Janja tenha que devolver a quantia já gasta.
A ação questiona viagens a Nova York, em março de 2024, a Roma, em fevereiro e em abril de 2025, a Paris, em março de 2025, e a Moscou e São Petersburgo, em maio deste ano. A equipe de Janja alega que as viagens foram parte de compromissos oficiais em representação do Brasil.
A AGU, no entanto, informou que a liminar já foi negada pela Justiça, pois entendeu-se que não há provas claras de que as viagens tenham causado prejuízo aos cofres públicos ou infringido a lei.
“Com efeito, os autores populares pretenderes impor uma obrigação ao Poder Judiciário de ter que se posicionar a respeito da melhor ou pior conotação da política da atual Administração do país. Embora sob a roupagem jurídica, essa empreitada acaba por exigir uma postura do Poder Judiciário com nítido viés antidemocrático, beirando ao ativismo”, diz a defesa.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.