“Foi como ela imaginou”, diz irmão de Preta Gil sobre velório da cantora Assessoria nega que Oruam tenha abrigado menor e relata ameaça da polícia
“Foi como ela imaginou”, diz irmão de Preta Gil sobre velório da cantora Assessoria nega que Oruam tenha abrigado menor e relata ameaça da polícia

Bolsonaro evita declarações públicas e aguarda orientação jurídica após advertência de Moraes

Ministro do STF manteve tornozeleira eletrônica e reforçou restrições, mas descartou prisão preventiva

Whatsapp telegram facebook twitter

          Nesta quinta-feira (24/7), Jair Bolsonaro preferiu o silêncio ao ser questionado por jornalistas na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília. “Vou ver com o advogado se posso falar”, disse o ex-presidente, sinalizando cautela após nova decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

          O magistrado decidiu manter as medidas cautelares já impostas, entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de uso de redes sociais, mesmo por intermédio de terceiros, mas descartou a prisão preventiva. Porém, Moraes alertou que qualquer nova violação poderá levar à prisão imediata.

          Veja as fotos

          Reprodução: X
          Bolsonaro exibe sua tornozeleira eletrônica, que usa a mando de MoraesReprodução: X
          Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
          Jair BolsonaroFoto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
          Reprodução: Portal LeoDias
          Michelle e Jair Bolsonaro em cultoReprodução: Portal LeoDias
          Reprodução: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
          Alexandre de MoraesReprodução: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
          Reprodução: Redes Sociais
          Supremo Tribunal FederalReprodução: Redes Sociais

          Mais cedo, Bolsonaro havia comparecido a um culto religioso, antes de seguir para o PL. O ministro declarou, em despacho, que houve um descumprimento das regras por parte do ex-presidente, devido à publicação, por contas ligadas ao filho Eduardo Bolsonaro, de trechos de discursos e falas que deveriam estar restritas. Para o ministro, esse tipo de compartilhamento caracteriza tentativa de burlar a ordem judicial.

          A defesa do ex-presidente nega qualquer irregularidade e sustenta que Bolsonaro não tem controle sobre a reprodução de suas falas em perfis de apoiadores ou terceiros. Em petição enviada ao STF, os advogados pedem esclarecimentos sobre os limites impostos, argumentando que entrevistas e declarações à imprensa não deveriam ser enquadradas como uso de redes sociais.

          Em sua manifestação, Moraes frisou que Bolsonaro não está impedido de conceder entrevistas, desde que não use plataformas digitais, direta ou indiretamente, para a divulgação desses conteúdos. O ministro determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) avalie as justificativas da defesa antes de decidir sobre novas medidas.

          Na semana anterior, Bolsonaro exibiu a tornozeleira eletrônica durante visita à Câmara dos Deputados e criticou publicamente as restrições. O episódio reforçou a avaliação de Moraes de que houve tentativa de descumprimento das cautelares, apesar de considerar o caso “um fato isolado” até o momento.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter