Além da tarifa, Trump agora ameaça o Pix; entenda o novo conflito com o Brasil Projeto que amplia número de deputados na Câmara é vetado por Lula
Além da tarifa, Trump agora ameaça o Pix; entenda o novo conflito com o Brasil Projeto que amplia número de deputados na Câmara é vetado por Lula

Eleições 2026: Lula empata com Tarcísio de Freitas no segundo turno, revela Quaest

Pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas, em 120 municípios do país. Os dados revelam que Lula vence todos os adversários possíveis, em todos os cenários pesquisados

Whatsapp telegram facebook twitter

        O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em primeiro lugar na preferência do eleitor brasileiro para as eleições de 2026. De acordo com pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17/7), o presidente lidera as intenções de votos em todos os cenários de primeiro turno e empata dentro da margem de erro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no segundo turno.

        No primeiro turno, a pesquisa Genial/Quaest fez quatro cenários. Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula aparece com 36% da preferência do eleitor, contra 26% do adversário.

        Veja as fotos

        Fotos: Marcello Casal Jr./Ricardo Stuckert/Zeca Ribeiro/Montagem
        Tarcísio, Lula e Eduardo Bolsonaro: nomes estão na lista de disputa nas Eleições 2026Fotos: Marcello Casal Jr./Ricardo Stuckert/Zeca Ribeiro/Montagem
        Reprodução Internet
        Reprodução Internet
        Reprodução / YouTube e Instagram
        Reprodução / YouTube e Instagram
        Reprodução Internet
        Reprodução Internet

        No segundo cenário de primeiro turno, a pesquisa coloca Lula contra Michele Bolsonaro e, mais uma vez, o presidente venceria a disputa com 30% da preferência. Michele aparece na segunda colocação com 19%.

        Entre Lula e Tarcísio, em um  cenário que analisou as intenções de votos para o primeiro turno, o atual presidente derrota o governador de São Paulo por 32% a 15%.

        No último cenário de primeiro turno, o confronto é entre Lula e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e a maioria dos entrevistados, 31%, declarou voto em Lula, enquanto 15% disseram votar em Eduardo.

        Para o segundo turno, a pesquisa Genial/Quaest realizou cinco cenários. No primeiro, Lula aparece com 43% contra 37% de Jair Bolsonaro. O resultado revela crescimento do presidente Lula na preferência do eleitorado em 2%, na comparação com a pesquisa anterior realizada em junho.

        Contra o governador Tarcísio de Freitas, Lula ainda aparece liderando as intenções de votos, mas a vantagem é pequena. O presidente, neste cenário, tem 41% e Tarcísio 37%. De acordo com a pesquisa, os dois estariam praticamente empatados dentro da margem de erro, que é de 2%.

        Outro ponto importante deste cenário é que Tarcísio de Freitas teve ligeira queda nas intenções de votos, de 40% em junho, para 37%, agora.

        Contra Michele Bolsonaro, Lula venceria no segundo turno com 43%. A ex-primeira-dama teria 36%. O presidente também segue na liderança da pesquisa quando o adversário é Eduardo Bolsonaro. Em uma suposta disputa de segundo turno, Lula venceria o filho do ex-presidente por 43% a 33%.

        O levantamento Genial/Quaest também colocou em análise os nomes dos governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), contra Lula, em cenário de segundo turno. Os dois perderiam a disputa para presidente com 36% da preferência do eleitor contra 41% de Lula.

        A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 120 municípios do país. A margem de erro é de 2%, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

        A Genial/Quaest também perguntou aos eleitores sobre a popularidade do presidente Lula e verificou que a desaprovação dele caiu de 57% para 53%, na comparação com o levantamento de junho.

        De acordo com a pesquisa, a melhora na popularidade de Lula se deu por causa do tarifaço de Donald Trump. Entre os entrevistados, 72% afirmaram que o presidente norte-americano errou em taxar o Brasil e 44% aprovam a condução governo diante da crise tributária com os Estados Unidos.

        Fique por dentro!

        Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

        Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

        Whatsapp telegram facebook twitter