Em cerimônia no Planalto, Lula homenageia Preta Gil
Minuto de silêncio por Preta Gil marca sanção de lei sobre representatividade feminina em estatais

Durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (23/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma homenagem à cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo (20/7), aos 50 anos, após dois anos de tratamento contra um câncer no intestino. Lula também sancionou a lei que estabelece a reserva de 30% das vagas nos conselhos de administração de empresas públicas e sociedades de economia mista para mulheres.
Antes de formalizar a sanção, Lula pediu um minuto de silêncio em memória da artista, falecida nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento experimental. “Nesse dia em que a gente comemora mais espaço para as mulheres, eu queria pedir uma homenagem a uma mulher importante que se foi ontem: a Preta Gil”, declarou o presidente. O gesto foi acompanhado por todos os presentes e seguido por aplausos.
Veja as fotos
No mesmo pronunciamento, Lula manifestou solidariedade à família da cantora. “A nossa saudade é dada ao companheiro Gil, à esposa dele e aos familiares da nossa querida Preta Gil”, disse, referindo-se ao cantor Gilberto Gil, pai da artista.
No domingo, logo após a confirmação da morte, o presidente havia publicado uma nota nas redes sociais: “Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento”.
O que diz a nova lei
Aprovado pelo Congresso Nacional, o projeto de lei sancionado por Lula garante que pelo menos 30% das cadeiras em conselhos de administração de estatais sejam ocupadas por mulheres. Dentro dessa cota, o texto ainda assegura uma subcota de 30% para mulheres negras ou com deficiência. A iniciativa é de autoria da deputada federal Tabata Amaral (PSB) e tem como objetivo ampliar a presença feminina em cargos de liderança no setor público.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.