Ministros do STF suspeitavam que Bolsonaro se preparava para fugir, diz jornalista STF autoriza operação da Polícia Federal e Jair Bolsonaro usará tornozeleira eletrônica
Ministros do STF suspeitavam que Bolsonaro se preparava para fugir, diz jornalista STF autoriza operação da Polícia Federal e Jair Bolsonaro usará tornozeleira eletrônica

Estados Unidos revogam visto de Alexandre de Moraes e seus “aliados no tribunal”

Ministro do STF foi alvo de sanção do Secretário de Estado do governo norte-americano após medidas contra Bolsonaro

Whatsapp telegram facebook twitter

          Na noite desta sexta-feira (18/7), o secretário de Estado do governo Trump nos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou a cassação do visto de Alexandre de Moraes, de seus “aliados no tribunal” e parentes próximos. A decisão vem na esteira das medidas cautelares impostas a Jair Bolsonaro (PL-RJ) desde a manhã de hoje.

          “O presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, disse Marco Rubio em declaração publicada no X (antigo Twitter).

          Veja as fotos

          Reprodução: TV Justiça
          Alexandre de Moraes durante seu discurso nesta quinta-feira (12/6), em que criticou duramente as big techsReprodução: TV Justiça
          Reprodução: Agência Brasil
          Alexandre de MoraesReprodução: Agência Brasil
          Reprodução: YouTube/TV Justiça
          Alexandre de Moraes durante julgamento nesta terça-feira (6/5)Reprodução: YouTube/TV Justiça
          Foto: Antônio Augusto/SECOM/TSE
          Alexandre de MoraesFoto: Antônio Augusto/SECOM/TSE
          Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução/X)
          Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução/X)

          Em seguida, o político enfatizou: “Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato.”

          Não ficou claro, até o momento, quem Rubio considera os “aliados” de Alexandre de Moraes no STF. Mais cedo, quatro ministros da Primeira Turma do Supremo confirmaram as medidas cautelares impostas a Bolsonaro: o próprio Moraes, Flávio Dino, Alessandro Zanin e Cármen Lúcia. Ainda falta o voto de Luiz Fux, que tem até segunda-feira (21/07) para se manifestar.

          Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão em sua casa em Brasília e o ministro Moraes determinou uma série de restrições de liberdade, como uso de tornozeleira eletrônica, impedimento de sair de casa entre 19h e 7h durante os dias de semana e recolhimento total aos fins de semana. Ele teve dinheiro apreendido: cerca de 14 mil dólares e 8 mil reais em notas.

          O ex-presidente também foi proibido de usar redes sociais e de falar com outros investigados na ação, o que inclui seu filho Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos fazendo lobby para obter sanções contra Moraes e contra o Brasil.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter