Corpo de Preta Gil desembarca no Brasil ao lado de familiares Noiva de Oruam comenta reação do sogro, Marcinho VP, com prisão do cantor Fofoqueiro na Fazenda: saiba quem é o jornalista que está confirmado no reality
Corpo de Preta Gil desembarca no Brasil ao lado de familiares Noiva de Oruam comenta reação do sogro, Marcinho VP, com prisão do cantor Fofoqueiro na Fazenda: saiba quem é o jornalista que está confirmado no reality

Governo vai usar recursos públicos para reembolsar afetados por fraudes no INSS

Jorge Messias afirmou que União assumirá o ressarcimento imediato; bens bloqueados das entidades fraudadoras serão vendidos para recuperar o dinheiro

Whatsapp telegram facebook twitter

          O governo federal decidiu arcar com o ressarcimento dos aposentados e pensionistas prejudicados pelas fraudes no INSS. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (30/5) pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, durante evento na sede dos Correios, em Brasília. Ele reforçou que os valores devidos serão pagos com recursos da União, enquanto o governo seguirá buscando recuperar o montante por meio da venda de bens bloqueados das entidades responsáveis pelas fraudes.

          “Nós temos que garantir o direito de regresso da União contra as entidades que fraudaram os aposentados e pensionistas. O que nós não podemos é pagar os aposentados e não ter a condição de ter o ressarcimento garantido para os cofres da União”, explicou Messias.

          Veja as fotos

          Foto: Pedro França/Agência Senado
          Aplicativo Meu INSSFoto: Pedro França/Agência Senado
          Reprodução
          INSSReprodução
          Divulgação: Agência Brasil
          CorreiosDivulgação: Agência Brasil
          Reprodução: YouTube/CanalGov
          Coletiva de imprensa foi feita pelo Governo Federal para explicar como os prejudicados nas fraudes do INSS serão ressarcidosReprodução: YouTube/CanalGov

          O calendário oficial para o pagamento das vítimas ainda será divulgado, mas o ministro adiantou que a expectativa é que a agenda seja definida na próxima semana. A Advocacia-Geral da União (AGU) trabalha em conjunto com a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF) para finalizar os detalhes do acordo.

          Segundo Messias, o governo pretende concluir os pagamentos até o final de dezembro, seguindo decisão do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS). Ele destacou ainda a importância de assegurar o “direito de regresso”, ou seja, a obrigação de que as entidades responsáveis devolvam à União os valores pagos.

          Enquanto o cronograma é finalizado, o atendimento aos aposentados e pensionistas afetados já começou. As agências dos Correios passaram a oferecer, a partir desta sexta-feira (30/5), um serviço gratuito para que os beneficiários possam consultar, contestar ou acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios.

          De acordo com o advogado-geral da União, muitos idosos têm dificuldades em acessar serviços digitais, por isso a presença física dos Correios é fundamental para garantir o suporte necessário à população.

          Aproximadamente 9 milhões de aposentados e pensionistas foram notificados para verificar se os descontos realizados em seus benefícios foram autorizados previamente. Outros 27 milhões foram informados de que não tiveram descontos.

          A partir do dia 4 de junho, a AGU pretende ter um cenário mais claro sobre o total a ser pago, e a expectativa é que o ressarcimento seja feito em etapas.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter