Hugo Motta defende uso da Lei da Reciprocidade: “Resposta Firme”
O presidente da Câmara dos Deputados discursou na 6ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamento, nesta terça-feira (29/7), na Suíça, a três dias do tarifaço de Trump contra o Brasil entrar em vigor

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu o uso da Lei da Reciprocidade, nesta terça-feira (29/7), durante a 6ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamento realizada em Genebra, na Suíça, e a três dias do tarifaço de Donald Trump contra o Brasil entrar em vigor. O deputado classificou a Lei como uma alternativa às decisões “unilaterais” de países estrangeiros que possam interferir em assuntos internos, a exemplo do tarifaço de Trump ao Brasil.
“É uma resposta serena, mas firme, em linha com a nossa profunda preocupação com o uso de medidas comerciais unilaterais para fins protecionistas e para ingerência em assuntos internos de outros países”, disse Motta.
Veja as fotos
Leia Também
A Lei da Reciprocidade foi aprovada pelo Congresso Nacional e regulamentada pelo governo Federal em 15 de julho. A norma prevê que o Brasil adote medidas comerciais e restrições às importações em resposta a ações unilaterais de outros países.
Na sexta-feira (1º/8), os Estados Unidos vão taxar os produtos brasileiros em 50%. O tarifaço Trump pode ser o primeiro a ter resposta por meio da Lei da Reciprocidade. Entretanto, o governo brasileiro ainda aposta no diálogo entre os dois países e, ainda, tenta abrir negociações durante esta semana. Hugo Motta também defendeu o diálogo com o governo norte-americano.
“Como principais guardiões da democracia em nossos países, temos de ser também os arquitetos de um futuro em que a razão deve prevalecer sobre a força, em que o entendimento deve substituir a confrontação, em que construamos pontes e não muros”, ressaltou.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.