Hytalo Santos se pronuncia pela 1ª vez após vídeo de Felca o acusar de sexualizar menores Após vídeo de Felca, Câmara debate 35 projetos sobre exploração infantil Zé Vaqueiro reage a fake news e defende esposa de acusação de traição De calcinha e peruca, novo flagra mostra detalhes da ação do pastor
Hytalo Santos se pronuncia pela 1ª vez após vídeo de Felca o acusar de sexualizar menores Após vídeo de Felca, Câmara debate 35 projetos sobre exploração infantil Zé Vaqueiro reage a fake news e defende esposa de acusação de traição De calcinha e peruca, novo flagra mostra detalhes da ação do pastor

Lula altera decreto sobre translado de corpos do exterior, após morte de Juliana Marins

A brasileira, de 26 anos, teve a morte confirmada na última terça-feira (24/6), após cair em um vulcão na Indonésia

Whatsapp telegram facebook twitter

          Nesta sexta-feira (27/6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alterou o decreto 9.199, de novembro de 2017, que impedia o Ministério das Relações Exteriores do Brasil de custear o traslado de corpos de brasileiros mortos no exterior. Anteriormente não havia obrigação por parte do governo brasileiro no pagamento desse transporte, mas agora há margem para alguns casos.

          A alteração aconteceu após a morte da carioca Juliana Marins, de 26 anos, que caiu em um vulcão na Indonésia e não resistiu. O caso ganhou grande repercussão nacional nesta semana. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e passa a valer a partir desta sexta-feira (27/6).

          Veja as fotos

          Reprodução: YouTube/Canal Gov
          LulaReprodução: YouTube/Canal Gov
          Reprodução Instagram @ajulianamarins
          Juliana Marins resistiu por 32 horas após queda em vulcão, apontam peritosReprodução Instagram @ajulianamarins
          Reprodução
          Presidente Luiz Inácio Lula da SilvaReprodução
          Juliana Marins - Foto: Reprodução/Instagram
          Juliana Marins - Foto: Reprodução/Instagram

          A mudança abre possibilidade de pagamento do governo nos seguintes casos:

          • A família comprovar incapacidade financeira para o custeio das despesas com o traslado;
          • As despesas com o traslado não estiverem cobertas por seguro contratado pelo de cujus ou em favor dele, ou não estiverem previstas em contrato de trabalho, se o deslocamento para o exterior tiver ocorrido a serviço;
          • O falecimento ocorrer em circunstâncias que causem comoção; e
          • Houver disponibilidade orçamentária e financeira.
          • Cabe ao Itamaraty regulamentar. Os critérios e procedimentos para a concessão e execução do traslado serão regulamentados por meio de ato do Ministro de Estado das Relações Exteriores, informa o governo.

          Na última quinta-feira (26/6), antes da alteração do decreto, Lula determinou ao Itamaraty para realizar o traslado do corpo de Juliana Marins. Já que até então, o ministério afirmava que não poderia realizar a operação.

          “Conversei por telefone com Manoel Marins para prestar a minha solidariedade neste momento de tanta dor. Informei a ele que já determinei ao Ministério das Relações Exteriores que preste todo o apoio à família, o que inclui o translado do corpo até o Brasil”, disse o presidente.

          Juliana caiu no vulcão na Indonésia no último sábado (21/6) e foi declarada morta apenas na última terça-feira (24/6), depois de quatro dias de tentativas de resgate. Quando socorristas conseguiram chegar até seu corpo, constataram que ela não havia resistido.

          Segundo o resultado da autópsia divulgada por autoridades locais, a causa da morte da publicitária foi um trauma contundente, resultando em danos a órgãos internos e hemorragia. Foram encontrados arranhões e escoriações, bem como fraturas no tórax, ombro, coluna e coxa. De acordo com o especialista, essas fraturas ósseas causaram danos a órgãos internos e sangramento. Ele disse que a vítima sofreu ferimentos devido à violência e fraturas em diversas partes do corpo.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter