Lula responde críticas dos EUA e diz que Brasil respeita direitos humanos
Durante anúncio de medidas contra tarifas dos EUA, Lula defendeu a independência das instituições brasileiras e rebateu críticas sobre direitos humanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (13/8), que o Brasil não aceita acusações de desrespeitar direitos humanos. A declaração foi feita durante o anúncio das medidas contra as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, conhecidas como “tarifaço”.
“Brasil não tinha, efetivamente, nenhuma razão para ser taxado e tampouco aceitaremos qualquer pecha de que no Brasil nós não respeitamos direitos humanos”, disse Lula. Ele ressaltou que o país mantém suas instituições independentes. “Temos um Poder Judiciário autônomo que está garantido na nossa Constituição de 1988. Nem o Poder Executivo, nem o Congresso Nacional têm qualquer incidência em julgamentos que estão acontecendo na Suprema Corte.”
Veja as fotos
O presidente também criticou a postura dos Estados Unidos em disputas internacionais. “Nossos amigos americanos, toda vez que resolvem brigar com alguém, tentam criar uma imagem de demônio contra as pessoas que eles querem brigar”, declarou. As falas ocorreram enquanto o governo brasileiro tenta negociar para reduzir o impacto das tarifas na economia nacional.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.