Bolsonaro interrompe agenda de julho por questões de saúde Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça
Bolsonaro interrompe agenda de julho por questões de saúde Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça

Ministros de Lula são convidados a prestar esclarecimentos sobre energia nuclear e redes sociais

Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados quer ouvir Alexandre Silveira e Sidônio Palmeira sobre parcerias com China e Rússia e falas de Lula sobre regulação digital

Whatsapp telegram facebook twitter

          A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quarta-feira (2/7) convites para que dois ministros do governo Lula compareçam a audiências públicas. O objetivo é obter informações sobre acordos internacionais na área de energia nuclear e sobre o envolvimento da China nas discussões sobre regulação de redes sociais no Brasil.

          O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi chamado a detalhar as tratativas entre Brasil, Rússia e China para cooperação nuclear, especialmente o acordo firmado com a estatal russa Rosatom para o desenvolvimento de Pequenos Reatores Modulares (SMRs). Já o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, deverá explicar declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre uma possível colaboração chinesa na formulação de regras para o funcionamento de plataformas digitais no país.

          Veja as fotos

          Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
          Deputado Gustavo Gayer (PL/GO)Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
          Reprodução: YouTube
          Câmara dos DeputadosReprodução: YouTube
          Foto: Ricardo Stuckert
          Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)Foto: Ricardo Stuckert
          Foto: Senado Federal
          Congresso Nacional visto à noiteFoto: Senado Federal
          Reprodução
          Palácio do Planalto é o local de trabalho habitual do presidente do Brasil desde o nascimento de Brasília, em 1960Reprodução

          As audiências vêm de requerimentos de autoria do deputado Gustavo Gayer (PL/GO), que destacou a importância da comissão ter acesso a dados claros sobre as negociações, com ênfase na segurança energética, soberania nacional e compromissos ambientais. O parlamentar também quer esclarecimentos sobre os “gastos socioambientais” feitos pela Itaipu Binacional após a quitação da dívida histórica da usina.

          As falas de Lula, feitas em junho, reforçaram a motivação dos pedidos. Na ocasião, o presidente afirmou que conversou diretamente com o líder chinês, Xi Jinping, para tratar sobre a necessidade de discutir como regulamentar as empresas de aplicativos e redes sociais. “Não é possível que um cara tente dar um golpe de Estado, no dia 8 de janeiro de 2023, e diga que isso é liberdade de expressão”, declarou Lula, ao rebater críticas de censura.

          Para Gayer, a fala do presidente “evidencia a intenção do governo brasileiro de tratar com o governo chinês sobre a regulação das redes sociais no Brasil, tema de alta relevância para a soberania nacional, a segurança cibernética, a proteção de dados pessoais e o exercício pleno da liberdade de expressão”.

          Mesmo sendo convites, e não convocações formais, é esperado que os ministros compareçam às audiências, como costuma ocorrer nesses casos. As datas já estão agendadas: Sidônio Palmeira será ouvido no dia 20 de agosto e Alexandre Silveira, no dia 28 do mesmo mês.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter