Bolsonaro interrompe agenda de julho por questões de saúde Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça
Bolsonaro interrompe agenda de julho por questões de saúde Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça

Senado tem 55 pedidos de impeachment contra ministros do STF

Flávio Dino, recém-chegado à Corte, é o alvo mais recente; Moraes lidera em número de representações

Whatsapp telegram facebook twitter

          O Senado Federal acumula 55 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A mais recente dessas solicitações foi feita pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) contra o ministro Flávio Dino. Segundo o parlamentar, Dino teria feito comentários com tom político durante uma aula inaugural em uma universidade de São Luís (MA).

          Na ocasião, o ministro citou a possibilidade de uma “chapa imbatível” para disputar as eleições para o governo do Maranhão em 2026. Ele mencionou os nomes do atual vice-governador Felipe Camarão (PT) e da professora Teresa Helena Barros como possíveis candidatos. Para Nikolas, a fala representa envolvimento direto na política eleitoral, o que, segundo ele, não seria permitido a um integrante da Suprema Corte.

          Veja as fotos

          Flávio Dino (Foto: Reprodução/Internet)
          Flávio Dino (Foto: Reprodução/Internet)
          Reprodução: TV Justiça
          Alexandre de Moraes, ministro do STFReprodução: TV Justiça
          Reprodução/Agência Brasil
          Dino manda suspender pagamento emendas da saúde ao analisar irregularidadesReprodução/Agência Brasil
          Reprodução: YouTube/TV Justiça
          Alexandre de Moraes foi o relatorReprodução: YouTube/TV Justiça
          Foto: Igo Estrela/Metrópoles
          Ministro Alexandre de Moraes, alvo do grupo criminosoFoto: Igo Estrela/Metrópoles

          Esse novo pedido se soma a outros que ainda aguardam decisão. Quem tem a responsabilidade de analisar e dar andamento ou arquivar as denúncias é o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

          Quem são os ministros mais citados

          O ministro Alexandre de Moraes é o que mais recebeu pedidos de impeachment até agora: são 28 no total. Em segundo lugar, está o atual presidente do STF, Luís Roberto Barroso, com 16 pedidos. Outros ministros também são citados: Gilmar Mendes (5), Dias Toffoli (3), Cármen Lúcia (3), Edson Fachin (2) e Luiz Fux (1).

          Alguns pedidos envolvem mais de um ministro ao mesmo tempo. Em 2021, por exemplo, houve até uma solicitação que pedia o afastamento de todos os ministros do STF. Um dos documentos protocolados sequer especifica o nome do ministro a ser investigado.

          Como funciona o processo

          Qualquer pessoa pode apresentar um pedido de impeachment contra um ministro do STF, não precisa ser político. Depois de protocolado no Senado, o documento passa primeiro por uma análise técnica feita pela Advocacia da Casa. Em seguida, cabe à presidência do Senado decidir se o caso segue adiante ou é arquivado.

          Se o pedido for aceito, é criada uma comissão especial para discutir o caso. Os senadores analisam documentos, ouvem defesas e, por fim, votam em plenário para decidir o futuro da denúncia.

          Enquanto essa decisão não é tomada, os pedidos continuam em tramitação. Só em 2025, oito novos pedidos já foram protocolados. A maior parte das denúncias foi apresentada nos últimos anos, durante a gestão do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que resistiu à pressão para pautar esses processos, com o argumento de evitar um confronto entre os Poderes.

           

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter