Zanin marca julgamento de Bolsonaro para ter início em 2 de setembro no STF
Presidente do Colegiado, ministro Cristiano Zanin, acatou pedido de Alexandre de Moraes para início do julgamento do ex-presidente; Bolsonaro é acusado de ser o “líder” da trama golpista que culminou nos atos de 8 de janeiro

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo dos atos golpistas vai começar no dia 2 de setembro na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A data foi confirmada pelo presidente do Colegiado, ministro Cristiano Zanin, nesta sexta-feira (15/8), após o relator da ação contra Bolsonaro, ministro Alexandre de Moraes, solicitar data para o início do julgamento, que será realizado de forma presencial na Corte. Jair Bolsonaro foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de ser o grande articulador da suposta tentativa de golpe de Estado, que teria sido colocada em prática entre outubro de 2022 e os atos de 8 de janeiro de 2023, no País. O procurador-geral, Paulo Gonet, pede pena de 43 anos de prisão ao ex-presidente.
Veja as fotos
Leia Também
Além de Bolsonaro, outros sete acusados serão julgados nesta fase do processo, conhecida como “núcleo central”: o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; Walter Souza Braga Neto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, e o delator e ex-ajudante de ordens da Presidência, Mauro Cid. O STF ainda investiga outros dois “núcleos” compostos por suspeitos de participação nos atos golpista.
Na alegação final, os advogados de Jair Bolsonaro contestaram a pena de 43 anos de prisão, alegando o pedido da PGR como excessivo. Além disso, a defesa do ex-presidente alegou que ele é inocente em cinco crimes apontados pela acusação. Se as alegações forem aceitas, a pena inicial de Bolsonaro pode cair para 14 anos.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.