Conheça algumas superstições da temida sexta-feira 13
Há teorias religiosas e culturais sobre o azar da sexta-feira 13

Hoje é sexta-feira 13, uma data temida no imaginário das pessoas do mundo, isso porque está ligada com azar e outras coisas ruins segundo algumas superstições. A associação negativa tem relação com a crucificação de Jesus, entre outras questões religiosas, acreditam os cristãos. Além disso, há associações culturais e muitas crenças sobre a data de hoje. O portal LeoDias apresenta algumas para você.
Nos países europeus a data está ligada à bruxaria e forças sobrenaturais. Acredita-se que a barreira entre o mundo dos vivos e dos mortos é mais fino neste dia, o que facilita aparições e eventos inexplicados para a ciência, assim como fantasmas e assombrações.
Veja as fotos
Nos Estados Unidos não existe o 13º andar em elevadores
Nos Estados Unidos a população acredita tanto que o número 13 é de azar que em muitos elevadores do país não tem o 13º andar. São substituídos pelo 14.
Passar embaixo de escada
Há uma cresça que passar embaixo de uma escada dá azar. Quem acredita nisso diz que o período de azar pode ser multiplicado drasticamente.
Quebrar espelho
Em algumas culturas acreditam que traz azar quebrar um espelho, mesmo que sem querer.
Gato preto
Na idade média as pessoas temiam os felinos, sendo associados ao azar por causa da pelagem escura. Eram ligados à trevas, mas ultimamente essa crença acabou, para o bem dos bichinhos, que devem ser respeitados.
Não abrir o guarda-chuva dentro de casa
Pessoas da Era Votirano, do século 19, tinha o costume de espalhar que abri-lo em casa era sinônimo de azar, isso porque os primeiros objetos tinha mecanismo com pontas que poderiam causar ferimentos em quem estava ao redor.
Sola do sapato para cima para matar a mãe
Isso foi inventado nos anos 1960 quando muitas ruas eram de barro. Essa superstição serviu como uma espécie de ajuda para as donas de casa que pediam para a meninada tirarem os sapatos antes de entrar.
Derrubar sal
Os comerciantes do Império Romano diziam que derrubar sal, uma mercadoria valiosa na época, dava má sorte. Mas eles falavam isso apenas para evitar o desperdício.
Mala ou bolsa no chão
Acredita-se que isso faz perder o dinheiro, já que os demônios passariam a mão neles.
Outras superstições
Tem ainda quem acredita que deve-se evitar cortas unhas ou cabelo, sair da cama com o pé direito, não deixar que a escova ou pente caia enquanto penteia o cabelo, não pisar em alguma rachadura e bater três vezes na madeira para isolar o mal.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.