X contra X: dono do Twitter trava briga com Alexandre de Moraes e rede social pode cair
O dono do X (antigo Twitter) proferiu diversos ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes
No domingo (7/6), o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) incluiu Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter), no inquérito para apurar a suposta existência das milícias digitais, que promovem ataques antidemocráticos. O empresário será investigado pelos crimes de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime. Em meio a isso, está a possibilidade da rede social ser suspensa no Brasil. O portal LeoDias te explica agora tudo que rolou.
“Na presente hipótese, portanto, está caracterizada a utilização de mecanismos ilegais por parte do “/X”/; bem como a presença de fortes indícios de dolo do CEO da rede social “/X”/, Elon Musk, na instrumentalização criminosa anteriormente apontada e investigada em diversos inquéritos”, diz a decisão de Moraes.
O ministro também determinou que a rede social está proibida de reativar perfis de usuários que tenham sido bloqueados pelo STF, sob pena diária de R$100 mil. Entra elas estão as contas de Luciano Hang, Allan dos Santos e Daniel Silveira.
Musk se manifestou na tarde de domingo (7/4) dizendo que iria suspender as restrições impostas pelo Supremo e pediu a renúncia ou impeachment de Moraes após o ministro citar a rede social como participante uma campanha de desinformação. Segundo ele, isso aconteceu pelo X não “cumprir as ordens da Justiça Brasileira para o bloqueio de perfis criminosos e que espalham notícias fraudulentas, em investigação nesta Suprema Corte”.
Alexandre também pontuou que os ministros do STF correm risco por conta das mensagens de ódio que são divulgadas no “X”.
A crise entre o empresário e o ministro fez com que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acionasse as principais operadoras de telefonia para ficarem de prontidão para uma possível ordem judicial de suspensão do X.
Em letras garrafais na decisão, Moraes apontou: “AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO TERRA SEM LEI! AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO TERRA DE NINGUÉM!”.
Já nessa segunda-feira (8/4), Elon Musk voltou a criticar o ministro e o acusou de ser um “ditador brutal”. “Por que é que o parlamento permite a ele o poder de um ditador brutal? Eles foram eleitos, ele [Alexandre] não. Jogue-o fora”, disse.
Em outro momento, o dono da rede social atacou novamente o ministro, dizendo que ele tem o presidente Lula “na coleira”. Além disso, ele ainda indicou que vai fazer uma grande operação para salvar, copiar ou transferir todos os dados do antigo Twitter, um movimento chamado “dump de dados”. Diante disso, as tensões sobre a suspensão do X ficaram ainda maiores. O portal LeoDias vai seguir acompanhando o caso.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.