Primeiros emojis com cabelo afro são desenvolvidos por jovens na Inglaterra
Para o grupo, a criação de emojis com cabelo afro será uma forma de incluir mais diversidade nos meios de comunicação
Um grupo de jovens estudantes negros na Inglaterra se juntaram para resolver a falta de representatividade do cabelo afro nos emojis e, se tudo der certo, a organização espera ter “bonequinhos” com cabelo afro em 2025 nos aplicativos de comunicação como Whatssapp e Instagram. O grupo criou 4 avatares e modelos de figurinhas com black power, dreads e tranças.
Segundo a agência de notícias Reuters, o projeto tem como objetivo combater o texturismo, forma de discriminação com o cabelo afro. A iniciativa foi da de estudantes RISE.365, com a parceria da agência de relações públicas Good Relations.
Veja as fotos
“[Os emojis] quebrariam os padrões da sociedade de que seu cabelo tem que ser liso para ser visto como desejável”, disse Jayzik Duckoo, um jovem de 17 anos que trabalhou no projeto. “Espero que as pessoas usem seus cabelos com orgulho”.
A designer da agência Good Relations e responsável pela arte dos emojis, Vanita Brown, afirmou que o motivo pelo qual esses emojis ainda não estavam disponíveis era porque os padrões de beleza eurocêntricos eram vistos como a norma. Inclusive, com uma olhada rápida no teclado, é possível perceber que existem opções de tom de pele para os “bonequinhos” mas todos são de cabelo liso.
O projeto será enviado no início de 2025 aos Estados Unidos, Califórnia, para a aprovação da Unicode, empresa responsável por padrões de representação de texto em softwares garantindo que textos de diferentes idiomas e scripts sejam representados de maneira consistente em diversos sistemas e plataformas, incluindo emojis. Atualmente, dentro do padrão da Unicode, existe uma base de 4000 emojis, mas nenhum com cabelo afro.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.