Voltou ou não? Saiba como Elon Musk burlou o bloqueio do X no Brasil
O truque usado pelo X? Um serviço da Cloudflare, que atua como um "escudo" e dificulta a identificação do IP real da plataforma
Uma atualização no X fez com que usuários brasileiros voltassem a acessar a rede social nesta quarta-feira (18/9), mesmo com a ordem de bloqueio do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Provedores de internet apontam que essa mudança tornou o bloqueio bem mais complicado. As informações são do jornal O GLOBO.
O truque usado pelo X? Um serviço da Cloudflare, que atua como um “escudo” e dificulta a identificação do IP real da plataforma. Basílio Rodríguez Perez, da ABRINT, explicou que essa modificação na infraestrutura faz com que seja quase impossível bloquear o X sem afetar outros serviços legítimos.
Veja as fotos
A Cloudflare usa uma técnica chamada proxy reverso, que melhora a segurança e rapidez dos sites, além de “esconder” o IP original. Esse recurso é comum em empresas que buscam se proteger de ataques cibernéticos.
Mesmo com o retorno parcial do X, a decisão judicial de bloqueio ainda está em vigor, e a Anatel analisa os relatos de acesso. Ainda não se sabe se essa mudança foi uma jogada de Elon Musk para driblar o STF ou apenas parte de uma atualização planejada.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.