Anvisa aprova testes da vacina do Butantan contra a gripe aviária em humanos
Cerca de 700 voluntários - com idades distintas - receberão duas doses da vacina, com intervalo de 21 dias

Nesta terça-feira (1º/07), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o início dos testes clínicos – em humanos – da primeira vacina contra a gripe aviária, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Os testes anteriores foram realizados com cepas vacinais cedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O imunizante brasileiro contra a gripe aviária utiliza a mesma tecnologia da vacina contra a influenza sazonal e está em desenvolvimento desde janeiro de 2023.
Veja as fotos
Os testes pré-clínicos foram realizados em animais. Mas agora, no estudo clínico, os pesquisadores vão conseguir avaliar a segurança e a capacidade do imunizante de gerar anticorpos em humanos.
Ao todo, 700 voluntários com idades distintas serão distribuídos por cinco centros de pesquisa: Recife, São Paulo, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Belo Horizonte. No teste, eles receberão duas doses da vacina, com intervalo de 21 dias.
Mesmo sem tantos casos de gripe aviária em humanos, o objetivo do Instituto Butantan é preparar o país para possíveis pandemias, como aconteceu na pandemia de covid-19, há cinco anos atrás.
Até o momento, a doença ganhou aumento de casos somente entre animais de fazendas ao redor do mundo. Desta forma, os episódios em humanos são exclusivos do contato de pessoas com animais, não entre humanos, e em ambientes de criação.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.